adplus-dvertising

O que é ativo contingente exemplos?

Índice

O que é ativo contingente exemplos?

O que é ativo contingente exemplos?

Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

O que é passivo contingente CPC 25?

Definição de Provisão e Passivo Contingente De acordo com o CPC 25, a provisão é um passivo de prazo ou de valor incerto. ... Já o passivo contingente é uma obrigação possível que resulta de eventos passados e sua existência só será confirmada pela ocorrência de um ou mais eventos futuros.

Qual a natureza do passivo contingente?

  • O passivo contingente não aparece no balanço patrimonial, mas as empresas precisam elaborar notas explicativas sobre as contingências passivas. Nesse documento, algumas informações são essenciais, a exemplo de: Qual é a natureza da contingência – se ela é trabalhista, previdenciária, cível, ambiental, tributária, ambiental etc.;

Como reconhecer um passivo contingente?

  • A entidade não deve reconhecer um passivo contingente. O passivo contingente é divulgado a menos que seja remota a possibilidade de uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos. Os passivos contingentes são periodicamente avaliados para determinar se uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos se tornou provável.

Por que as provisões são contingentes?

  • As provisões podem ser distintas de outros passivos tais como contas a pagar e passivos derivados de apropriações por competência ( accruals) porque há incerteza sobre o prazo ou o valor do desembolso futuro necessário para a sua liquidação. Em sentido geral, todas as provisões são contingentes porque são incertas quanto ao seu prazo ou valor.

Como é usado o termo “contingente”?

  • Porém, no Resumo CPC 25 o termo “contingente” é usado para passivos e ativos que não sejam reconhecidos porque a sua existência somente será confirmada pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob o controle da entidade.

Postagens relacionadas: