adplus-dvertising

O que é ato reflexo e qual sua importância?

Índice

O que é ato reflexo e qual sua importância?

O que é ato reflexo e qual sua importância?

O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. Ocorre quando reagimos de maneira instantânea e involuntária a estímulos ambientais. Tossir e espirrar, por exemplo, são reflexos que visam expulsar agentes irritantes das vias digestórias e respiratórias.

Que parte do sistema nervoso é responsável pelo ato reflexo?

A maior parte dos atos reflexos têm a sua origem na espinal medula, sem intervenção do encéfalo.

É o caminho dos impulsos nervosos responsáveis pelos atos reflexos?

Esse caminho seguido pelo impulso nervoso e que permite a execução de um ato reflexo é chamado arco reflexo.

Qual o significado do ato reflexo?

  • Ato Reflexo - Conceito, o que é, Significado É uma ação que resulta do arco reflexo e consiste em uma resposta a um estímulo que se caracteriza por sua involuntariedade, ou seja, não se encontram motivados pela vontade de quem os emite. Sempre que um receptor sensorial é estimulado por algo ocorre o chamado ato reflexo.

Por que os atos reflexos são tão simples?

  • É de ter em atenção que os atos reflexos não são sempre tão simples, pois muitas vezes intercalam-se no arco reflexo, não um, mas vários neurónios de associação. Nos atos reflexos encefálicos, como, por exemplo, os reflexos da córnea do olho, o centro nervoso que intervém no arco reflexo não é a medula mas um centro localizado no encéfalo.

Quais são os atos reflexos mais complexos?

  • Entretanto, existem alguns atos reflexos mais complexos e que envolvem uma rota muito mais complicada. No nosso exemplo anterior, em que uma pessoa tirou o dedo após tocar em uma agulha, três tipos de neurônios atuaram no ato reflexo.

Qual é a produção de um ato reflexo?

  • A produção de um ato reflexo implica a intervenção de vários neurónios em cadeia, cujo conjunto constitui o arco reflexo.

Postagens relacionadas: