É obrigatório o pagamento do dissídio?
É obrigatório o pagamento do dissídio?
Vale ressaltar que esse dissídio não é obrigatório, ou seja, a empresa pode optar por conceder o valor total do reajuste mesmo para os funcionários que começaram a trabalhar após a divulgação da data base.
Como fazer o pagamento do dissídio salarial?
- O pagamento do dissídio salarial pode trazer muita dor de cabeça para os empresários. Além do reajuste salarial, é preciso considerar o dissídio retroativo e o dissídio proporcional, sendo necessário analisar as especificidades de cada caso.
Quando começa o processo do dissídio?
- Quando o processo do dissídio é iniciado, os sindicatos que representam os trabalhadores de um lado e os sindicatos patronais ou os próprios empregadores do outro. O processo só é admitido pela Justiça do Trabalho quando não houver chance de acordo entre as partes.
Qual o significado do termo dissídio?
- O termo dissídio é uma contração do seu original em latim, dissidium, que significa “desacordo”. Logo, a palavra é comumente usada para se referir ao reajuste salarial, que ocorre, anualmente, entre os funcionários de uma categoria e as empresas empregadoras.
Será que a empresa não paga o dissídio?
- O que acontece quando a empresa não paga o dissídio? Se uma empresa não pagar o valor determinado pelo dissídio, ela estará descumprindo a convenção ou o acordo coletivo de trabalho. Nesse caso, ela terá a punição prevista nesse documento para o caso de desrespeito a suas determinações.