adplus-dvertising

Como fazer pagamento retroativo do INSS?

Índice

Como fazer pagamento retroativo do INSS?

Como fazer pagamento retroativo do INSS?

É possível, sim, recolher INSS facultativo retroativo, porém, deve ser feito no período de até 6 meses. Entretanto, se passou mais de 6 meses, você poderá pagar a contribuição retroativa ao INSS como contribuinte individual, desde que comprove que exerceu a atividade.

Pode pagar retroativo para aposentar?

De acordo com o advogado Thiago Luchin, sócio do Aith, Badari e Luchin Advogados, o pagamento retroativo é um direito assegurado para todos os trabalhadores filiados ao INSS. ...

Como calcular o retroativo do salário?

Para isso, basta multiplicar o valor do reajuste salarial pelos meses de diferença. Assim, no exemplo, se a data-base era 1º de maio, mas o reajuste só foi feito em agosto, o cálculo ficaria: Valor do Reajuste x Meses de Diferença = 1.

Como pagar INSS atrasado mais de 5 anos?

Para atrasos maiores do que cinco anos, as parcelas são consideradas prescritas. Nesse caso, o contribuinte deve comparecer à agência do INSS para comprovar o exercício do trabalho e fazer os recolhimentos.

Tem como pagar INSS de anos anteriores?

O autônomo (contribuinte individual) poderá pagar o INSS atrasado a qualquer momento. Porém, as parcelas em atraso devem ser consideradas em duas situações: parcelas com até 5 anos de atraso, e parcelas com mais de 5 anos de atraso.

Como efetuar a contribuição retroativa?

  • Saber sobre qual valor efetuar a contribuição retroativa já não é tão simples e, além disso, o segurado corre o risco de não ter o período computado pelo INSS. Dessa forma, quando o pagamento é feito em atraso, existem muitos detalhes que devem ser levados em consideração.

Como saber se o pagamento retroativo é vantajoso?

  • Além disso, a única forma de saber se o pagamento retroativo é vantajoso ou não é por meio de uma análise individual de cada caso.

Quais os questionamentos sobre o pagamento retroativo das contribuições?

  • Os questionamentos são muitos, principalmente em relação à possibilidade de efetuar o pagamento retroativo das contribuições e sobre como proceder para realizar essas contribuições da forma correta.

Por que o pagamento retroativo de contribuições não contará para a carência?

  • É importante referir que o pagamento retroativo de contribuições não contará para a CARÊNCIA, que é o tempo mínimo de contribuições feitas obrigatoriamente dentro prazo, para contribuintes facultativos e individuais, para ter direito a um benefício.

Postagens relacionadas: