O que é epididimite em animais?
Índice
- O que é epididimite em animais?
- O que é orquite bovina?
- Como saber se o testículo do cachorro está inchado?
- Porque o testículo do cachorro está inchado?
- O que causa a orquiepididimite?
- Qual o tratamento da orquite?
- Como tratar ferida no testículo do cachorro?
- Como tratar Testiculo inchado?
- O que tomar para orquiepididimite?
- Quais são os tipos de orquite?
- Qual a diferença entre a orquite e o epidídimo?
- Como se trata a orquite bacteriana?
- Como a infecção bacteriana pode causar orquite?
O que é epididimite em animais?
A orquite-epididimite é mais comum nos cães do que nos gatos. A infecção bacteriana dos testículos, epidídimos ou escroto causa alterações na espermatogênese, como resultado das propriedades destrutivas dos próprios microrganismos e do edema, da inflamação e da hipertermia locais (Nelson e Couto, 2006).
O que é orquite bovina?
A orquite é a inflamação do testículo. O termo epididimite define uma inflamação específica do epidídimo, que é causada principalmente por traumatismo e agentes infecciosas. Nos bovinos, as causas infecciosas mais comuns são a Brucella abortus, Mycobacterium tuberculosis, Actinomyces pyogenes e IBR/IBV.
Como saber se o testículo do cachorro está inchado?
Dermatite escrotal: envolve apenas o escroto que pode adotar uma aparência inchada e vermelha. Geralmente o animal está sempre a lamber a zona e mostra sinais de desconforto; Orquite: consiste na inflamação do testículo e pode ser causada por lesões traumáticas e agentes infecciosos (por exemplo, brucelose).
Porque o testículo do cachorro está inchado?
Geralmente, ela é decorrente de uma lesão perfurante qualquer, ou seja, o peludo machuca a região e um microrganismo entra e se instala, desenvolvendo os processos infeccioso e inflamatório. A orquite é mais frequente em cachorros do que em felinos e pode ser causada por diversos microrganismos.
O que causa a orquiepididimite?
A epididimite e a orquiepididimite são normalmente causadas por uma infecção bacteriana. A infecção pode ser consequência de cirurgia, da inserção de cateter na bexiga ou da disseminação de infecções de outra parte do trato urinário. Às vezes, a causa é uma doença sexualmente transmissível.
Qual o tratamento da orquite?
O tratamento para orquite inclui repouso e o uso de medicamentos anti-inflamatórios. O médico urologista poderá indicar ainda a aplicação de compressas geladas na região para diminuir a dor e o inchaço que pode demorar até 30 dias para ser solucionado.
Como tratar ferida no testículo do cachorro?
Utilize antisséptico ou com água e sabão e cicatrizante para cachorro. Nesse momento, é recomendado usar luvas para evitar contaminações, além de gaze, que não deixa fibras na ferida (como faz o algodão). Tome cuidado! Como a ferida pode causar dor, pode ser que seu amigo reaja e tente morder.
Como tratar Testiculo inchado?
Veja: Aplique bolsas de gelo no escroto nas primeiras 24 horas, seguido por banhos de assento para reduzir o inchaço. -Evite praticar exercícios ou envolver-se em atividades excessivas até que o inchaço desapareça. -Faça uso de medicamentos analgésicos para aliviar os sintomas.
O que tomar para orquiepididimite?
O tratamento da orquiepididimite deve ser indicado pelo urologista e, normalmente, varia de acordo com a causa da inflamação, podendo incluir o uso de antibióticos, remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, que ajudam a reduzir os sintomas.
Quais são os tipos de orquite?
- Podemos observar dois tipos de orquite: na forma aguda e na forma crônica. O paciente que apresenta a orquite aguda sente febre, dor local que se irradia para a virilha, e inchaço do saco escrotal, com uma sensação de peso, seguida às vezes por descamação da pele.
Qual a diferença entre a orquite e o epidídimo?
- A orquite é um processo inflamatório doloroso que envolve os testículos e por vezes o epidídimo, órgão que se localiza sobre cada testículo. Na maioria das vezes a infecção se dá nos dois órgãos, e por isso a denominamos orquiepididimite. Quando a infecção ocorre apenas no epidídimo a chamamos de epididimite.
Como se trata a orquite bacteriana?
- A orquite bacteriana geralmente está associada à inflamação do epidídimo e pode ser causada por bactérias como Micobacterium sp., Haemophilus sp., Treponema pallidum. O tratamento é feito de acordo com a orientação médica, sendo recomendado o uso de antibióticos de acordo com a espécie bacteriana responsável pela doença.
Como a infecção bacteriana pode causar orquite?
- Uma infecção bacteriana também pode causar orquite. Infecções do trato urinário e infecções sexualmente transmissíveis (DST), como gonorreia, clamídia e um quadro relacionado chamado epididimite também podem resultar em orquite. Epididimite é a inflamação do epidídimo.