O que é o Overreaching?
Índice
O que é o Overreaching?
Esses fatores levam os atletas a um estado transitório de fadiga, denominado overreaching, caracterizado por baixo desempenho que pode evoluir para um estado de fadiga crônica (overtraining), se não for tratado adequadamente.
O que pode causar o Overreaching?
Caracterizado basicamente pela perda de energia e performance, o overreaching pode afetar não apenas a adesão ao esporte, como também causar alterações sutis na alimentação, no sono e nas relações interpessoais.
Qual é a definição para o chamado supertreinamento?
O supertreinamento a curto prazo é descrito como sendo o decréscimo de desempenho atlético em um curto perío- do de tempo, em que o rendimento normal pode retornar de pou- cos dias a duas semanas de recuperação. Nesse momento, ocor- re a melhoria do desempenho através da supercompensação ou treinamento ideal(10,11).
Qual o objetivo ao estudar overtraining?
Mas, sem dúvida, o trabalho mais significativo ali desenvolvido é o estudo do overtraining, assim chamado o estresse que pode acometer atletas de alto desempenho e que se manifesta, invariavelmente, pela queda abrupta do rendimento, em geral acompanhado por vários sintomas físicos e até psicológicos.
O que é Overreaching funcional?
O sucesso de um treinamento envolve a aplicação de cargas e recuperação adequadas para ganho de performance. A fadiga esperada pós-treino gera pequena queda de performance pontual, porém posterior ganho após descanso, o que leva o nome de overreaching funcional.
Quais os sintomas do super treinamento?
CUIDADO, VOCÊ PODE ESTAR SOFRENDO DA SÍNDROME DO SUPERTREINAMENTO (OU OVERTRAINING)!!
- Pressão arterial elevada;
- Diminuição do apetite e perda de peso corporal;
- Resfriados e reações alérgicas;
- Náuseas ocasionais;
- Insônia;
- Freqüência cardíaca de repouso alterada.
O que leva a um overtraining?
Overtraining é um problema que ocorre quando a passoa faz mais exercícios do que o corpo pode aguentar. Para tentar melhorar o desempenho em treinos ou provas, o atleta exagera no volume da atividade física sem o descanso adequado e ainda segue uma dieta incompleta.
Quais os principais sintomas do overtraining?
Sintomas do overtraining
- Fadiga;
- Alteração do sono;
- Alteração do apetite;
- Perda de peso;
- Sudorese (inclusive noturna);
- Aparecimento de olheiras;
- Dor de cabeça;
- Alteração da frequência cardíaca;