Como identificar câncer ovário?
Como identificar câncer ovário?
Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125. O ultrassom transvaginal pode diagnosticar uma massa no ovário, mas não pode realmente afirmar se é maligna ou benigna.
Quem são os ovários?
- Lana Magalhães. Professora de Biologia. Os ovários são duas glândulas do Sistema Reprodutor Feminino responsáveis pela síntese de hormônios sexuais e produção e armazenamento das células reprodutivas, os óvulos. A cada ciclo menstrual os ovários produzem e liberam um ovócito que poderá ser fecundado e originará um embrião.
Qual a causa do aumento dos ovários?
- No entanto, se um dos ovários for muito maior que o outro, é preciso investigar a causa, pois pode ser sinal de várias situações desde cistos, tumores benignos a tumores malignos (câncer de ovário). Na síndrome dos ovários policísticos, além dos ovários aumentados, a mulher poderá apresentar também os seguintes sintomas:
Será que um ovário maior que o outro é normal?
- Ter um ovário maior que o outro é normal? O que pode ser? Dra. Nicole Geovana Ter um ovário maior que o outro é normal, pois os ovários dificilmente têm o mesmo tamanho e pequenas diferenças são muito comuns.
Quais são as causas de dor na região dos ovários?
- As principais causas para esse tipo de dor incluem: Ovulação dolorosa: É comum ocorrer dor na região dos ovários durante a liberação de um óvulo não fecundado quando se inicia o período fértil. Geralmente, a dor é sentida como uma fisgada aguda que gera mal-estar por até 24 horas.