Porque a molécula de He2 não existe?
Índice
- Porque a molécula de He2 não existe?
- Como é formado os orbitais dos átomos?
- Qual o significado dos sinais positivos e negativos na representação gráfica de um orbital atômico?
- Como os elétrons podem contribuir para a ligação?
- Quando ocorre a ligação química?
- Quais são as superfícies limites dos orbitais moleculares?
- Quais são as representações dos orbitais moleculares?
Porque a molécula de He2 não existe?
Já a molécula de He2 não existe, pois não há ligação efetiva entre os átomos de Hélio (os dois elétrons no OM antiligante cancelam os elétrons no OM ligante). podem somente formar ligações sigma.
Como é formado os orbitais dos átomos?
O orbital molecular é formado quando ocorre a interpenetração entre orbitais incompletos de átomos com a tendência de ganhar elétrons. A tabela periódica apresenta diversos elementos químicos (118, no total), mas apenas sete deles são considerados estáveis, os chamados gases nobres.
Qual o significado dos sinais positivos e negativos na representação gráfica de um orbital atômico?
Se a superposição entre os orbitais é positiva, os lóbulos envolvidos se fundem e formam um lóbulo único no orbital molecular resultante. Se a superposição entre os orbitais é negativa, não ocorre a fusão dos lóbulos, aparecendo um plano nodal entre eles e a densidade eletrônica na região internuclear diminui.
Como os elétrons podem contribuir para a ligação?
- (Elétrons dos níveis inferiores também podem contribuir para a ligação, mas para muitas moléculas simples o efeito é demasiado pequeno.)
Quando ocorre a ligação química?
- A ligação química ocorre quando as forças atrativas líquidas entre um elétron e dois núcleos excedem a repulsão eletrostática entre os dois núcleos. Para que isso aconteça, o elétron deve estar em uma região do espaço que chamamos de região de ligação.
Quais são as superfícies limites dos orbitais moleculares?
- Na Figura 4 são mostradas as superfícies limites de dois orbitais moleculares que são formados pela combinação de dois orbitais atômicos ls. Vemos à esquerda a sobreposição dos AOs
Quais são as representações dos orbitais moleculares?
- As figuras acima são representações dos orbitais moleculares formados a partir da sobreposição dos orbitais atômicos e demonstram que no momento em que ocorre a combinação são originados outros 2 orbitais moleculares.