Onde fica o zero absoluto?
Onde fica o zero absoluto?
O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K. Deve-se lembrar que não há um limite superior de temperatura, e a existência de temperaturas de valores extremamente elevados é totalmente possível.
Qual é o oposto do zero absoluto?
Grande Oráculo, a pergunta é a seguinte: se existe o zero absoluto, o oposto também existe? Um máximo absoluto, ou seja, uma temperatura máxima intransponível? Calorzim bom. Grande Wesley, o máximo absoluto existe, #sqn.
Qual a consequência do zero absoluto?
- O zero absoluto é a menor temperatura teórica. A consequência do surgimento de efeitos quânticos é que todo o determinismo e a possibilidade de medidas acuradas (que são comuns na Física clássica) deixam de fazer sentido, graças a uma propriedade quântica chamada de princípio da incerteza de Heisenberg.
Como atingir o zero absoluto?
- Apesar de não ser possível atingir o zero absoluto, ao chegarmos a apenas alguns graus além dessa temperatura, alguns efeitos interessantes surgem: os átomos ficam muito próximos uns aos outros, mesmo os gases, como hidrogênio e hélio, tornam-se sólidos.
Será que o zero absoluto é inatingível?
- Isso aconteceria no caso do zero absoluto, pois seriam medidos a posição 0 e a velocidade 0 m/s, simultaneamente. Outro exemplo de que o zero absoluto é inatingível pode ser notado no rendimento (η) de uma máquina de Carnot, dado pela equação:
Quem foi o primeiro a ter ideia do zero absoluto?
- Boyle foi o primeiro a ter a ideia do zero absoluto. Robert Boyle foi o pioneiro da ideia de um zero absoluto. Sua obra de 1665, New Experiments and Observations touching Cold, articulou a disputa conhecida como primum frigidum. O conceito era bem conhecido por Naturalistas da época.