O que é osso navicular fratura?
Índice
- O que é osso navicular fratura?
- O que é osso navicular tipo 3?
- O que é osso acessório?
- Qual a classificação do osso navicular?
- O que é osso trígono?
- Qual a origem da doença do osso navicular?
- Quais são os sintomas do osso acessório?
- Quais são as fraturas do corpo navicular?
- Qual o lugar do osso do pé?
O que é osso navicular fratura?
Introdução: O osso navicular é um dos ossos do tarso que mais raramente sofre uma fratura. Com o formato de um barco e posicionado entre a cabeça do tálus e dos três cuneiformes, desempenha um papel importante na sustentação da coluna medial do pé.
O que é osso navicular tipo 3?
Tipo 3 - Prolongamento ósseo da tuberosidade do navicular. O osso acessório está unido por uma ponte óssea rígida e contínua, dando um formato mais alongado ao navicular.
O que é osso acessório?
Ossículos acessórios são estruturas extranumerárias, inconstantes e não originadas de fraturas. Derivam de centros de ossifica- ção não fusionados, foram descritos pela primeira vez por Vesalius em 1543 e por séculos acreditou-se que eram desprovidos de manifestações clínicas.
Qual a classificação do osso navicular?
O osso navicular possui a forma de um barco, por ser côncavo na região proximal. Articula-se com o tálus posteriormente e com os três ossos cuneiformes anteriormente. E os ossos cuneiformes articulam-se com o osso navicular e com ossos metatarsais (primeiro, segundo e terceiro).
O que é osso trígono?
O osso trígono surge como um análogo do núcleo de ossificação secundário da porção póstero-lateral talar entre os 8 e 11 anos e geralmente funde-se 1 ano depois ao astrágalo. Sem fusão → Ossículo que se mantém isolado em posição póstero-lateral em relação ao astrágalo → Osso trígono.
Qual a origem da doença do osso navicular?
- A doença do navicular é usada para indicar uma síndrome progressiva crônica que acomete o osso navicular, sua superfície flexora fibrocartilaginosa, seus ligamentos e inserções capsulares, o tendão flexor digital profundo e a bursa do navicular. A origem precisa da dor na claudicação do osso navicular ainda é obscura (TRHALL, 2010).
Quais são os sintomas do osso acessório?
- Entretanto, em alguns casos, a presença do osso acessório pode acarretar uma saliência dolorosa na parte interna do pé. Os sintomas, em geral, surgem na infância ou adolescência e são agravados pela prática de atividades físicas.
Quais são as fraturas do corpo navicular?
- Fratura do corpo do navicular São fraturas graves, ocasionadas por traumas de grande intensidade como queda de altura ou acidentes de moto. O deslocamento de pelo menos um dos fragmentos quase sempre ocorre e, nas fraturas mais graves, há destruição óssea em várias pequenas partes, chamadas de fraturas cominutivas.
Qual o lugar do osso do pé?
- Navicular pertence apenas para este grupo. Ele está localizado entre o talo, cubóide, e os ossos cuneiformes intermediários. É o lugar do pé, excluindo os dedos dos pés, muitas vezes é propenso a fraturas. Os ossos do pé, anatomia , que consiste em três divisões, bastante numerosas: do tarso, metatarso e dedos.