Como tratar a osteíte púbica?
Índice
- Como tratar a osteíte púbica?
- O que causa a pubalgia?
- Qual o tratamento para pubalgia?
- O que é alterações degenerativas da sínfise púbica?
- Por que o excesso de tração muscular leva a sínfise púbica?
- Por que é frequente o aparecimento de pubalgia?
- Quais são os sintomas da pubalgia?
- Como é feito o tratamento conservador da pubalgia crônica?
Como tratar a osteíte púbica?
O tratamento da pubalgia (osteíte púbica) varia desde medidas conservadoras com repouso das atividades esportivas e analgésicos, até o tratamento cirúrgico. Este tratamento deve ser realizado por ortopedista se outras causas de dor na virilha puderem ser descartadas.
O que causa a pubalgia?
Causas da pubalgia. A pubalgia pode ter causas músculo-esqueléticas (relacionadas com músculos, tendões, ossos, articulações, etc.) ou causas não músculo-esqueléticas (relacionadas com patologia do aparelho digestivo, do aparelho urinário, da próstata, dos testículos, dos órgãos ginecológicos, etc.).
Qual o tratamento para pubalgia?
O tratamento da pubalgia é clínico. Inicialmente repouso e anti-inflamatórios são utilizados. O paciente é encaminhado à fisioterapia. O principal objetivo é o fortalecimento do CORE (musculatura central) e estabilização da pelve.
O que é alterações degenerativas da sínfise púbica?
Essa sobrecarga na região púbica pode levar a alterações degenerativas da sínfise. As inserções dos adutores e do músculo reto abdominal podem apresentar lesões devido ao estresse do treinamento. O edema ósseo relaciona-se à sobrecarga biomecânica sobre o púbis(9).
Por que o excesso de tração muscular leva a sínfise púbica?
- Acredita-se que o excesso de tração muscular com vetores multidirecionais leve a degeneração da sínfise púbica. O esquema mostra as relações e os pontos de fixação dos músculos-o músculo reto abdominal e adutor longo e do ligamento inguinal até a sínfise púbica.
Por que é frequente o aparecimento de pubalgia?
- São, então, muitas as atividades desportivas em que é frequente o aparecimento de pubalgia, já que são atividades que até associam diversos dos fatores de risco, nomeadamente modalidades como o futebol, o ciclismo e o atletismo, onde este tipo de dor pode condicionar muito a capacidade atlética do desportista.
Quais são os sintomas da pubalgia?
- Por apresentar sintomas pubianos e peripubianos, algumas patologias dessa região podem ser confundidas com a pubalgia, daí a importância do diagnóstico diferencial. Os sintomas variam de um paciente para o outro, mas manifestam-se por uma dor na sínfise púbica relacionada à atividade física.
Como é feito o tratamento conservador da pubalgia crônica?
- Já o tratamento conservador da pubalgia crônica, é feito por meio da normalização das articulações envolvidas, reintegrando o equilíbrio funcional da região púbica.