O que é uma fratura no tornozelo?
Índice
- O que é uma fratura no tornozelo?
- O que é a osteossíntese?
- Quais os tipos de fraturas de tornozelo?
- O que acontece se quebrar o tornozelo?
- O que fazer quando trinca o tornozelo?
- Quais os ossos do tornozelo?
- Como funciona o tratamento do tornozelo?
- Quais são as estruturas anteriores ao tornozelo?
- Como é composto o tornozelo?
O que é uma fratura no tornozelo?
A fratura do tornozelo é uma das fraturas mais comuns do membro inferior. Ela acontece geralmente após movimentos torcionais, principalmente durante a corrida ou saltos, nos quais a energia do trauma é dissipada principalmente através dos ossos, tibia ou fíbula, ocasionando a fratura.
O que é a osteossíntese?
Ela é uma intervenção cirúrgica feita nas extremidades de osso fraturado, com o objetivo de unir as bordas do osso, para que a fratura seja corrigida.
Quais os tipos de fraturas de tornozelo?
- Fratura sútil da fíbula distal (incidência lateral) ...
- Fratura posterior do tornozelo (fibular) ...
- Fratura dos dois maléolos do tornozelo. ...
- Fratura do maléolo lateral. ...
- Fratura proximal da fíbula.
O que acontece se quebrar o tornozelo?
O paciente com a fratura fica incapacitado de caminhar e até mesmo apoiar o pé no chão se torna uma atividade difícil. A região pode sofrer deformidade, como se o tornozelo estivesse fora do seu lugar habitual, além de inchaço que costuma surgir quase imediatamente após a lesão, aumentando gradualmente.
O que fazer quando trinca o tornozelo?
Tratamento da Entorse de Tornozelo
- Descanse o tornozelo, não andando sobre ele. ...
- Use muletas se necessário;
- Se não há nenhuma fratura é seguro colocar algum peso sobre a perna. ...
- Eleve a perna para reduzir o inchaço.
Quais os ossos do tornozelo?
- Além dos ossos, o tornozelo conta com um forte complexo ligamentar para reforçar a estabilidade do movimento de dobradiça. O pilão tibial é o responsável por quase a totalidade do suporte do peso corporal no tornozelo.
Como funciona o tratamento do tornozelo?
- E no final do tratamento é trabalhado a carga corporal, propriocepção, treino de marcha e treinamento neuromuscular do tornozelo. Observa-se em associação com a terapia funcional, outras modalidades terapêuticas com a finalidade de acelerar a recuperação do paciente. Alguns recursos utilizados, como o banho de contraste, ondas curtas, ultrassom.
Quais são as estruturas anteriores ao tornozelo?
- Estruturas anteriores ao tornozelo Art.tibial anterior n.fibular profundo (ficam entre o t.extensor do hálux e t.extensor dos dedos) Resumo- SBOT http://traumatologiaeortopedia.com/ http://ortopediabrasil.blogspot.com.br/ 2
Como é composto o tornozelo?
- Basicamente, o tornozelo é composto por 3 ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus. Anatomicamente, o tornozelo apresenta proeminências ósseas que agregam estabilidade ao tornozelo. Essas proeminências são conhecidas como maléolos. Existem dois maléolos na tíbia (média e posterior) e 1 na fíbula (lateral).