Como se compõe o osso alveolar?
Como se compõe o osso alveolar?
O osso alveolar pode ser considerado um tecido conjuntivo especializado mineralizado, composto basicamente por 33% de matriz orgânica e 67% de cristais de hidroxiapatita. Além de manter a estrutura dentária no arco, o osso alveolar também tem função de proteção, locomoção e reservatório.
Qual a origem do osso alveolar?
- Osso alveolar. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Osso alveolar é uma camada delgada que circunda a raiz dos dentes, mantendo-os seguros contra bacterias da gengivite devido a inserção das fibras colágenas do ligamento periodontal. É também chamado de osso maseirmo ou lâmina dura. Consiste no tecido ósseo o qual da sustentação aos dentes.
Quais são os processos alveolares?
- Os processos alveolares desenvolvem-se em conjunto com o desenvolvimento e erupção dos dentes e são gradativamente reabsorvidos com a perda dos dentes. Assim, os processos alveolares são estruturas dependentes dos dentes.
Como ocorre o processo alveolar na boca?
- Quando os nossos dentes erupcionam, outros processos na nossa boca também estão acontecendo e outros elementos estão se desenvolvendo. Um deles é o processo alveolar. Nesse artigo iremos entender mais sobre o processo alveolar e a sua importância para a cavidade bucal. Mas, primeiro, vamos entender o que ele é.
Por que os processos alveolares são dependentes dos dentes?
- Assim, os processos alveolares são estruturas dependentes dos dentes. Quando as raízes estão proeminentes e a cortical óssea é muito fina, o osso pode reabsorver localmente, criando uma janela no osso. Este defeito ósseo é referido como uma fenestração.