O que é a oferta pública?

O que é a oferta pública?
A Oferta Pública de Ações é uma operação por meio da qual uma companhia ou titulares de valores mobiliários de sua emissão promovem a colocação de ações ou outros valores mobiliários no mercado de capitais com o objetivo de captar recursos no mercado.
Como fazer oferta pública?
Quando uma empresa quer fazer uma oferta pública de ações, ela precisa atender a algumas exigências. Uma delas é obter uma autorização junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Em seguida, é necessário recorrer a uma distribuidora de valores, que ficará responsável por distribuir as ações no mercado.
Qual a data de subscrição da oferta prioritária?
- A subscrição de 80% das ações inicialmente previstas no âmbito da oferta global será destinada à Oferta Prioritária, da qual poderão participar os acionistas que tenham posição de custódia das ações de emissão da companhia ao final de 10 de setembro e ao final de 17 de setembro, respectivamente a primeira e a segunda datas de corte.
Quais são os tipos de ofertas?
- Uma oferta pública inicial é o evento que marca a primeira venda de ações de uma empresa e, posteriormente, o início de negociação dessas ações em bolsa de valores. Essa operação pode ocorrer por meio de uma distribuição primária, de uma distribuição secundária ou de uma combinação entre as duas. Quais os tipos de ofertas?
Quando é a primeira oferta de ações?
- IPO é a oferta pública que se refere às ações, portanto é a primeira oferta de ações de uma empresa. Isto é, quando ela abre seu capital e passa a vender ações na Bolsa de Valores – no caso do Brasil, na Bovespa.
Como participar de uma oferta pública?
- Para participar de uma oferta pública, o investidor precisa ser cadastrado em uma dessas instituições. Com respeito à divulgação de informações, o ofertante, em conjunto com a instituição líder, é obrigado a elaborar e colocar à disposição do público investidor o Prospecto da oferta.