O que é uma oração subordinada substantiva reduzida?
Índice
- O que é uma oração subordinada substantiva reduzida?
- Como identificar uma oração subordinada substantiva reduzida?
- Qual a função da oração reduzida?
- Como identificar oração reduzida?
- Como identificar uma oração desenvolvida?
- Qual a função da oração subordinada substantiva?
- Por que essa oração não é subordinada ao infinitivo?
- Quais são as orações substantivas?
- Como classificar uma oração reduzida?

O que é uma oração subordinada substantiva reduzida?
As orações reduzidas são, em geral, orações subordinadas que não se iniciam por conjunção subordinativa nem por pronome relativo, além de o verbo estar numa das suas formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.
Como identificar uma oração subordinada substantiva reduzida?
Como reconhecer orações reduzidas? A forma mais fácil de reconhecer uma oração reduzida é pelo seu desenvolvimento. Introduz-se na frase uma conjunção ou um pronome adequado ao sentido da frase e substitui-se o verbo na forma nominal por um tempo verbal do modo indicativo ou do modo subjuntivo.
Qual a função da oração reduzida?
É muito simples: as orações reduzidas são aquelas que perdem a conjunção (que costuma servir de elemento de ligação entre orações) e passam a ser introduzidas por verbos nas suas formas nominais. Lembrete: as formas nominais do verbo são infinitivo, gerúndio e particípio.
Como identificar oração reduzida?
Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria. Mesmo atrasado, ele disse que viria ao treino.
Como identificar uma oração desenvolvida?
Pudemos concluir que as orações subordinadas adverbiais desenvolvidas se apresentam demarcadas pela presença da conjunção subordinativa e com o verbo flexionado, já as reduzidas não se constituem da conjunção, e o verbo aparece expresso também numa das formas nominais: gerúndio, infinitivo e particípio.
Qual a função da oração subordinada substantiva?
- Oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue antes à reunião. 2. Oração subordinada substantiva predicativa. As orações subordinadas substantivas predicativas exercem o valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração. Exemplo: Nosso desejo é que ela vencesse o campeonato.
Por que essa oração não é subordinada ao infinitivo?
- Contudo, essa oração não é introduzida por uma conjunção e apresenta seu verbo no infinitivo. Trata-se, portanto, de uma oração subordinada substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo.
Quais são as orações substantivas?
- As Orações Subordinadas Substantivas são aquelas que possuem papel de substantivo e podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento ...
Como classificar uma oração reduzida?
- Ao desenvolver uma oração reduzida, preste atenção a conjunção ou ao pronome relativo: quando para classificar uma oração reduzida você desenvolvê-la, atente-se à conjunção ou ao pronome relativo usados nesse processo. Eles o ajudarão a descobrir de qual oração se trata.