Qual a taxa de obesidade infantil no Brasil?
Índice
- Qual a taxa de obesidade infantil no Brasil?
- Qual o percentual de crianças obesas?
- Como prevenir a obesidade infantil nos dias de hoje?
- O que causa obesidade em criança?
- Qual a diferença entre obesidade e obesidade infantil?
- Como a obesidade infantil tem crescido no Brasil?
- Quais são os maiores índices de obesidade infantil?
- Qual a consequência da obesidade infantil não tratada?

Qual a taxa de obesidade infantil no Brasil?
A estimativa é que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade. A doença afeta 13,2% das crianças entre 5 e 9 anos acompanhadas no Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, e pode trazer consequências preocupantes ao longo da vida.
Qual o percentual de crianças obesas?
No Brasil, 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos são considerados obesos, de acordo com os critérios adotado pela OMS para classificar a obesidade infantil. Um motivo a mais de preocupação, já que o levantamento também indicou uma elevação dos índices da doença nos países de baixa e média renda.
Como prevenir a obesidade infantil nos dias de hoje?
Estimular bons hábitos à mesa – sem eletrônicos durante as refeições; não encher o prato e exigir que coma tudo, respeitando a saciedade da criança; estimular um tempo maior de refeição, sem necessidade de terminar rápido; e evitar o excesso de líquidos no momento da refeição, principalmente os calóricos com açúcar.
O que causa obesidade em criança?
Diversos fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo ou uma combinação desses fatores. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides.
Qual a diferença entre obesidade e obesidade infantil?
- A diferença — e o que faz da obesidade infantil soar o alarme da saúde pública — é que o maior tempo de exposição ao excesso de gordura poderá desencadear doenças crônicas mais cedo, reduzindo a expectativa de vida do indivíduo.
Como a obesidade infantil tem crescido no Brasil?
- A obesidade infantil tem crescido muito no Brasil nas últimas duas décadas. Essa pode estar relacionada a fatores hereditários, mas também a maus hábitos ...
Quais são os maiores índices de obesidade infantil?
- Segundo a OMS, existem atualmente 41 milhões de crianças com menos de 5 anos em quadros de obesidade. O Brasil é classificado, juntamente com outros 3 das Américas, como um dos 10 países com os maiores índices de obesidade infantil do mundo, conforme o Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional.
Qual a consequência da obesidade infantil não tratada?
- Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. A condição também pode levar a baixa autoestima e depressão nas crianças.