adplus-dvertising

O que é transporte reverso do colesterol?

Índice

O que é transporte reverso do colesterol?

O que é transporte reverso do colesterol?

O transporte reverso do colesterol é a via pela qual o co- lesterol nos tecidos periféricos é transferido através do plasma para o fígado. Este também pode ser reciclado ou excretado na bile e/ou utilizado como arcabouço para produção de hormônios, respectivamente.

O que é transporte reverso?

O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, guiando-o para o fígado, onde será degradado. Esse processo é conhecido como transporte reverso. Em virtude dessa propriedade, muitas pessoas chamam essa lipoproteína de “colesterol bom”, uma vez que atua retirando o excesso de colesterol do organismo.

O que é o transporte reverso do colesterol descrevendo como se dá o processo Antiaterogênico do HDL?

Além disso, um importante mecanismo antiaterogênico da HDL parece relacionado ao transporte reverso de colesterol (TRC). Nesse processo, a HDL remove colesterol dos tecidos periféricos, entre eles os macrófagos da íntima arterial, e o transporta para o fígado, onde ele pode ser excretado na bile e nas fezes (6).

O que é o transporte reverso de colesterol e qual o papel da enzima Lcat nesse processo?

A lecitina-colesterol aciltransferase (LCAT) é uma enzima presente na lipoproteína de alta densidade (HDL) que participa do transporte de colesterol dos tecidos extra-hepáticos para o fígado, o chamado transporte reverso do colesterol.

O que é processo Aterogenico?

O termo “dislipidemia aterogênica” é o conjunto de alterações nos níveis de gorduras no sangue decorrentes do diabetes, síndrome metabólica e obesidade, principalmente.

Onde o colesterol é sintetizado?

Grande parte do colesterol do nosso corpo, cerca de 70%, é sintetizada no fígado (colesterol endógeno), sendo o restante proveniente da alimentação.

Qual a função da CETP?

A proteína de transferência de colesterol esterificado, também conhecida como CETP (Cholesterylester transfer protein), é um proteína do plasma que facilita o transporte de ésteres de colesterol e triglicérides entre as lipoproteínas.

Como acontece a internalização dos Triacilgliceróis?

Os triacilgliceróis vindos da dieta são hidrolisados por uma enzima diferente (lipase lipoproteica) e os produtos finais dessa hidrólise, glicerol e ácidos graxos, ficam disponíveis para as células. ... Os triglicérides entram no organismo de duas formas, pela alimentação e pela produção do próprio corpo.

Como é o transporte do colesterol para o nosso organismo?

  • A LDL, como já foi falado nesse blog, é o principal meio de transporte do colesterol para o nosso organismo. NOSSA !! É muita coisa né, e ainda falta o transporte reverso, mas vamos ver um esqueminha dessa primeira parte, para melhorar o entendimento: Agora vamos conhecer o transporte reverso, que tem como lipoproteína responsável a HDL.

Quais são as lipoproteínas que transportam o colesterol?

  • HDL e LDL são lipoproteínas que transportam o colesterol As mais conhecidas são, sem dúvidas, a HDL e LDL, sendo a HDL a menor lipoproteína existente. O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, guiando-o para o fígado, onde será degradado. Esse processo é conhecido como transporte reverso.

Quais são as mais conhecidas do colesterol?

  • Nós falamos sobre as mais conhecidas HDL e LDL, só que não explicamos ainda o processo completo do transporte do colesterol no organismo, então vamos entender como isso acontece.

Por que a HDL é a maior transportadora de colesterol?

  • A HDL, que é a menor das lipoproteínas e também a mais densa, é produzida no intestino e fígado. Já a LDL é a lipoproteína mais abundante e também a maior transportadora de colesterol no plasma sanguíneo, estando relacionada diretamente com o risco aumentado de doenças cardiovasculares. Por essa razão, o LDL é considerado o “mau colesterol”.

Postagens relacionadas: