Como ocorre o controle hormonal sobre a produção de urina?
Índice
- Como ocorre o controle hormonal sobre a produção de urina?
- Como a urina é produzida nos rins?
- Como ocorre o controle hormonal da função renal?
- Quais hormônios estão ligados a concentração da urina?
- Quais são os hormônios responsáveis pelo controle hormonal da função renal?
- Quais fatores podem influenciar no aumento da liberação da urina em termos de hormônio?
- Como funciona o controle hormonal no organismo humano?
- Quando os hormônios não estão funcionando corretamente?
- Como o hormônio antidiurético atua nos rins?
- Qual é a regulação da secreção de hormônios?

Como ocorre o controle hormonal sobre a produção de urina?
Diurese é a produção de urina pelo rim. As hormonas ADH e aldosterona participam de sua regulação. O ADH é uma hormona produzida no hipotálamo e liberada pela hipófise que estimula a reabsorção de água pelos rins, diminuindo assim a diurese.
Como a urina é produzida nos rins?
A urina é formada no interior dos rins, em uma região conhecida como néfrons. Os néfrons, que medem cerca de 30 a 55mm, são as unidades funcionais dos rins. Eles são formados basicamente pelo corpúsculo renal e um tubo longo que desemboca nos tubos coletores de urina.
Como ocorre o controle hormonal da função renal?
Regulação da função renal O principal agente regulador do equilíbrio hídrico no corpo humano é o hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise. A concentração do plasma sanguíneo é detectada por receptores osmóticos localizados no hipotálamo.
Quais hormônios estão ligados a concentração da urina?
Essa secreção e absorção depende de um hormônio específico, o hormônio antidiurético (ADH), também conhecido como vasopressina. O hormônio ADH é secretado pela neuro-hipófise quando é necessária a regulação da osmolaridade dos fluidos corporais, ou da pressão e volume do sistema vascular.
Quais são os hormônios responsáveis pelo controle hormonal da função renal?
Dois hormônios atuam de maneira importante no controle do sistema excretor (urinário): hormônio antidiurético (ADH ou vasopressina) e aldosterona.
Quais fatores podem influenciar no aumento da liberação da urina em termos de hormônio?
Algumas causas e características da micção excessiva
Causa | Exames |
---|---|
Cálculos no trato urinário (que não bloqueiam o fluxo de urina) | Urinálise Ultrassonografia ou TC dos rins, ureteres e bexiga |
Substâncias que aumentam a excreção de urina, como cafeína, álcool ou diuréticos | Somente exame médico |
Como funciona o controle hormonal no organismo humano?
- Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o controle hormonal no organismo humano, afinal, é algo que influência no desenvolvimento do corpo ao longo da vida. Para te ajudar, respondemos 6 dúvidas frequentes sobre o assunto.
Quando os hormônios não estão funcionando corretamente?
- Quando os hormônios não estão funcionando corretamente, dizemos que o corpo está sofrendo uma disfunção hormonal, que pode ocorrer tanto nos homens quanto nas mulheres. A disfunção hormonal é muito comum nos casos relacionados às glândulas sexuais.
Como o hormônio antidiurético atua nos rins?
- O hormônio antidiurético atua nos rins e auxilia na eliminação de água pelo corpo. Produzido na glândula hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise, o hormônio antidiurético ou vasopressina atua sobre os rins, mais especificamente nos túbulos renais.
Qual é a regulação da secreção de hormônios?
- A regulação da secreção de diversos hormônios é feita por um mecanismo conhecido como feed-back negativo. A expressão inglesa feed-back (traduzida como “retroalimentação”) é usada para indicar a regulação de uma glândula pelo seu próprio produto final.