Como é regulada a secreção de T3 e T4?
Índice
- Como é regulada a secreção de T3 e T4?
- Como funcionam os hormônios T3 e T4 e como ocorre a sua regulação?
- O que o T3 e T4 fazem?
- Qual é o tipo de mecanismo de controle fisiológico que regula a liberação desses hormônios T3 e T4?
- Como é feita a estimulação da secreção do hormônio tireoidiano?
- Que resposta fisiológica é maior para T3 do que para T4?
- Como ocorre a produção dos hormônios T3 e T4?
- Onde atuam os hormônios T3 e T4?
- Como funciona o T3?
- Quais as ações fisiológicas dos hormônios T3 e T4 da tireóide?
- Como sintetizar o T3 e o T4?
- Quais são as doses máximas de T3 e T4?
- Qual o balanço entre os níveis de T3 e T4 livre?
- Por que o T3 e o T4 são produzidos pela tireoide?

Como é regulada a secreção de T3 e T4?
REGULAÇÃO DA SECREÇÃO: A secreção dos hormônios tireoideanos é controlada pelo hormônio hipofisário tireotropina (TSH): Um aumento na liberação de TSH pela adeno-hipófise promove, na tireóide, um aumento na captação de iodeto, na síntese de tireoglobulina e em diversas outras etapas na produção dos hormônios T3 e T4.
Como funcionam os hormônios T3 e T4 e como ocorre a sua regulação?
Síntese de hormônios tireoideos Uma vez no interior das células foliculares, T3 e T4 são clivadas a partir da tireoglobulina. T3 e T4 livres são então liberados na corrente sanguínea, onde se ligam às proteínas séricas para seu transporte.
O que o T3 e T4 fazem?
T3 e T4 são hormônios produzidos pela glândula tireoide, sob estímulo do hormônio TSH que também é produzido pela tireoide, e que participam de diversos processos no organismo, principalmente relacionados com o metabolismo e fornecimento de energia para o bom funcionamento do corpo.
Qual é o tipo de mecanismo de controle fisiológico que regula a liberação desses hormônios T3 e T4?
O TSH alcança a tireoide, estimulando a síntese de seus hormônios: T3 e T4. Quando esses hormônios aumentam, inibe-se a secreção do TRH e também do TSH, diminuindo-se, assim, a síntese de hormônios tireoidianos.
Como é feita a estimulação da secreção do hormônio tireoidiano?
A secreção de TSH é controlada por um mecanismo de retroalimentação negativa na hipófise: o aumento das concentrações de T4 e T3 livres inibe a síntese e a secreção de TSH, ao passo que concentrações mais baixas incrementam a secreção de TSH.
Que resposta fisiológica é maior para T3 do que para T4?
Metabolismo: a maior parte do T3 provém do T4, que perde uma molécula de iodo.
Como ocorre a produção dos hormônios T3 e T4?
A glândula tireoide, localizada na porção anterior do pescoço, bem abaixo da cartilagem cricoide, consiste em 2 lobos ligados por um istmo. As células foliculares na glândula produzem os 2 principais hormônios tireoidianos: Tetraiodotironina (tiroxina, T4) Triiodotironina (T3)
Onde atuam os hormônios T3 e T4?
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.
Como funciona o T3?
Os hormônios produzidos pela tireoide são o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina) e eles atuam em todo o nosso organismo. Quando a essa glândula não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.
Quais as ações fisiológicas dos hormônios T3 e T4 da tireóide?
Ações fisiológicas Os hormônios T3 e T4 aumentam o metabolismo celular e com isso estimulam o consumo de oxigênio total da célula. O metabolismo celular ou atividade metabólica basal pode ser aumentada até 100% quando estes hormônios são secretados em grande quantidade.
Como sintetizar o T3 e o T4?
- Dessa forma o T3 é sintetizado com 3 iodos e o T4 com 4. O fígado sintetiza, a partir de glicoproteína e α-globulina, uma proteína chamada TGB (globulina ligadora da tiroxina). Ela engloba o T3 e o T4 e os leva pela corrente sanguínea, quando o T3 ou o T4 saem da proteína, passam a ser o T3 e o T4 livres.
Quais são as doses máximas de T3 e T4?
- As doses máximas podem variar bastante, mas em geral não se recomenda passar de 100 mcg de T mcg de T4. Após isso chegar nesses limites você pode manter por um tempo até atingir seu objetivo e depois ir reduzindo as doses gradativamente para evitar um crash hormonal muito grande que prejudique ainda mais seu metabolismo.
Qual o balanço entre os níveis de T3 e T4 livre?
- Quando os níveis de T3 e T4 voltam a ficar satisfatórios, a hipófise sente esta normalização e automaticamente reduz a produção de TSH, reduzindo, consequentemente, o estímulo sobre a tireoide, evitando que esta passe a produzir hormônios em excesso. O balanço entre os níveis de TSH e T4 livre é muito delicado.
Por que o T3 e o T4 são produzidos pela tireoide?
- O T3 e o T4 sintetizados pela tireoide são lançados na corrente sanguínea, onde irão atuar em todas as células do nosso organismo, regulando o metabolismo das mesmas, ou seja, ditando o modo como as células irão transformar oxigênio, glicose e calorias em energia. Quando a tireoide produz muito T3 e T4, nosso metabolismo acelera.