adplus-dvertising

O que é uma despesa ambiental?

Índice

O que é uma despesa ambiental?

O que é uma despesa ambiental?

Custos e despesas ambientais são gastos (con-sumo de ativos) aplicados direta ou indiretamente no sistema de gerenciamento ambiental do processo produtivo e em atividades ecológicas da empresa.

O que é a contabilidade ambiental e de que maneira isso pode ser posto em prática por um avaliador?

Contabilidade ambiental é um braço da contabilidade “tradicional” que se dedica a registrar e monitorar dados relacionados às atividades da empresas que impactam, direta ou indiretamente, o meio ambiente.

O que é considerado receita ambiental?

1.5. Receita Ambiental. Receita Ambiental é o acréscimo de benefícios econômicos durante o período contábil na forma de entrada de ativos ou decréscimo de exigibilidade. Esses fatos geradores revertem em acréscimo do patrimônio liquido.

O que são custos ambientais externos?

Os custos externos são aqueles resultantes de atividades que não são internalizadas via regulação ou preços. Em outras palavras, o custo externo ou externalidade ambiental se refere a um impacto negativo ou positivo que um determinado sistema produtivo ou de serviços, como um aeroporto, causa a outro (s) (MOURA, 2011).

São exemplos de receitas ambientais?

PODEM TAMBÉM SEREM CONIDERADAS RECEITAS AMBIENTAIS: - A venda de tecnologia desenvolvida para atividades de despoluição; - a venda de serviços de gestão ambiental; - venda de produtos elaborados a partir de resíduos da atividade principal e que não podem ser relacionadas a estas, constituem receita ambiental.

O que é contabilidade ambiental Júlio César Zanluca?

Para Zanluca (2011), “contabilidade é o registro do patrimônio ambiental (bens direitos e obrigações ambientais) de determinada entidade e suas respectivas mutações – expressos monetariamente”.

O que é contabilidade financeira ambiental?

A contabilidade ambiental financeira identifica, avalia e evidencia os eventos econômicos e financeiros relacionados com o meio ambiente e serve como instrumento de comunicação entre as empresas e os usuários das informações quanto às avaliações destes em relação ao desempenho dos empreendimentos e das decisões que ...

Como pode ser definido o passivo ambiental?

Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente... Quando as empresas ou indústrias geram algum tipo de passivo ambiental, elas têm que gerar também investimentos para compensar ...

Quais são exemplos de desastres ambientais?

  • Tempestades, terremotos, furacões são exemplos de desastres ambientais de causa natural. Já derramamento de petróleo no mar, acidentes nucleares, rompimento de barragens são exemplos de desastres ambientais provocados pelo ser humano. 1. Acidente com Césio-137 (Goiânia, 1987)

Por que o Brasil sofre com desastres ambientais?

  • Já os moradores da região também sofrem com a falta de água para beber e cozinhar. Logicamente, o Brasil não é o único país a vivenciar casos de desastres ambientais, o mundo todo está exposto à fenômenos climáticos e outras situações que geram grandes impactos.

Qual a origem do passivo ambiental?

  • O passivo ambiental, como qualquer passivo, está dividido em capital de terceiros e capital próprio os quais constituem origens de recursos da entidade. Santos & Silva (2001) citam os seguintes exemplos de origens: ® Entidade - através de destinação de partes dos resultados (lucro) em programas ambientais.

Qual o valor do passivo ambiental?

  • O IBRACON, segundo NPA 11 - Balanço e Ecologia, conceitua o Passivo Ambiental como toda agressão que se praticou/pratica contra o meio ambiente e consiste no valor dos investimentos necessários para reabilitá-lo, bem como multas e indenizações em potencial.

Postagens relacionadas: