Qual a diferença entre processo endógeno e exógeno?

Qual a diferença entre processo endógeno e exógeno?
Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. ... Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.
O que são agentes externos ou exógenos?
Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.
Quais são os fenômenos ou processos endógenos?
- Alguns exemplos de fenômenos ou processos endógenos: 1 Formação de magma e sua intrusão formando rochas plutônicas e hipabissais; 2 Tectonismo, dobramentos, falhamentos e metamorfismo em áreas orogênicas; 3 Subducção; 4 Geração de abalos sísmicos (terremotos); 5 Soerguimentos e abatimentos da crosta. More ...
Quais são os processos endógenos dentro da Terra?
- Os processos causados por forças dentro da Terra são chamados de processos endógenos.Existem três processos endógenos principais: dobragem, falha e vulcanismo. Eles ocorrem principalmente ao longo dos limites da placa, que são as áreas que estão nas bordas.
Quais são os processos endógenos do relevo?
- Os processos endógenos causam muitas das principais características do relevo. Um exemplo de um processo exógeno é a erosão. A erosão ocorre como resultado do vento, da água, do gelo ou das pessoas, animais ou plantas que cavam na Terra.
Qual a origem de uma força endógena?
- Forças endógenas (terremotos, vulcanismo, etc.) criam disparidades na superfície da Terra, enquanto forças exógenas (ondas, glaciares, vento, etc.) eliminam as desigualdades na superfície da Terra. Todas as características que devem sua origem a uma força endógena são invariavelmente modificadas por uma força exógena.