adplus-dvertising

O que é Clasmocitose ou defecação celular?

Índice

O que é Clasmocitose ou defecação celular?

O que é Clasmocitose ou defecação celular?

É o processo de liberação de substâncias não úteis para a célula ou para o organismo, geralmente partículas que não foram degradadas no processo de digestão celular. O processo de exocitose para excreção de substância pode ser chamado de defecação celular ou ainda clasmocitose.

O que é Heterofagia celular?

Heterofagia: processo de digestão de partículas de origem externa à célula; Autofagia: reciclagem (renovação) de outras organelas celulares envelhecidas e macromoléculas.

O que é a digestão celular?

Chamamos de digestão o conjunto de processos físico-químicos responsáveis pela transformação de grandes moléculas orgânicas oriundas dos alimentos em compostos simples e capazes de serem absorvidos e utilizados pelo organismo.

Como ocorre a vesícula intracitoplasmática?

  • Ela se dá através do aparecimento de uma vesícula intracitoplasmática contendo o material indesejável (produtos de secreções, como toxinas e hormônios, ou então, neurotransmissores) que se desloca até a periferia celular, tocando a membrana plasmática na parte interior. Nesse ponto, a membrana se desfaz e a vesícula expulsa o seu conteúdo.

Qual é o processo de exocitose?

  • Exocitose. O processo de exocitose consiste na expulsão, ou transporte, de uma substância que está presente no interior da célula, para o meio extracelular. Ela é o oposto do processo de endocitose.

Qual a diferença entre a fagocitose e a pinocitose?

  • A endocitose consiste no englobamento de partículas pela célula, sendo um caso de transporte em bloco. Existem dois tipos de endocitose: a fagocitose e a pinocitose. Qual a diferença entre a Fagocitose e a Pinocitose?

Como a endocitose garante a entrada de moléculas e partículas?

  • A endocitose garante a entrada de moléculas e partículas na célula por meio da formação de vesículas na membrana plasmática. Nesse processo, as vesículas formadas, semelhantes a pequenas bolas que contêm as moléculas e partículas englobadas, fecham-se e soltam-se da membrana plasmática, ficando no interior da célula.

Postagens relacionadas: