O que é português padrão e não padrão?
Índice
- O que é português padrão e não padrão?
- O que é preconceito linguístico e exemplos?
- O que é a variedade padrão da língua portuguesa?
- O que é padrão da língua e não padrão da língua?
- Quais exemplos de preconceito linguístico?
- Qual a origem do português-padrão?
- Qual a diferença entre língua não padrão e não padrão?
- Qual a etimologia da palavra padrão?
- Qual o sinônimo de padrão?

O que é português padrão e não padrão?
Português. A norma gramatical é aquela relacionada à gramática normativa: só o que está de acordo com ela é correto. Porém ela incorpora muitas regras que não são usadas cotidianamente. A norma- padrão, por sua vez, está vinculada a uma língua modelo.
O que é preconceito linguístico e exemplos?
O preconceito linguístico é o juízo de valor negativo para a forma de falar das pessoas que dominam o mesmo idioma. O Brasil apresenta uma grande extensão territorial ocupada por povos de várias culturas, como os índios brasileiros, imigrantes vindos de vários países europeus, a exemplo da França, e afrodescendentes.
O que é a variedade padrão da língua portuguesa?
Variedade padrão, língua padrão ou norma culta: baseada no “modo de falar e escrever” dos grupos de maior prestígio cultural, político e econômico; caracteriza-se pelo uso de estruturas frasais mais complexas, pelo vocabulário mais elaborado e pela observância às regras da gramática normativa.
O que é padrão da língua e não padrão da língua?
A língua padrão, que na sociolingüística anglófona se denomina standard language, é a variedade culta formal do idioma. Há quem tome o termo norma culta, indevidamente, como sinônimo de língua padrão. ... A língua padrão é a culta, sim, mas limitada à sua vertente formal.
Quais exemplos de preconceito linguístico?
Exemplos de preconceitos linguísticos
- rir de alguém por causa do sotaque;
- achar que o português falado em Portugal é mais correto que o falado no Brasil;
- debochar de quem usa gírias antigas;
- corrigir a pronúncia “errada” de alguém;
- acreditar que a linguagem usada antigamente era mais correta;
Qual a origem do português-padrão?
- A chamada "variedade-padrão" do português é, segundo alguns autores, constituída pelo "conjunto dos usos linguísticos das classes cultas da região Lisboa – Coimbra ". Outros autores [carece de fontes ? ] consideram o português-padrão (original) como a variedade centro-meridional usada em Lisboa por falantes cultos.
Qual a diferença entre língua não padrão e não padrão?
- Variedade não padrão, língua não padrão: usada em situações cotidianas (com nossos familiares, vizinhos, colegas e amigos). Destaca-se pelo uso vocabulário comum , de frases feitas e gírias.
Qual a etimologia da palavra padrão?
- Etimologia (origem da palavra padrão ). Do latim patronus. O gosto só pode ser educado pela contemplação não do que é razoavelmente bom, mas daquilo que é puramente excelente. Só revisando apenas os melhores trabalhos que já fiz é que posso estabelecer um padrão para o futuro.
Qual o sinônimo de padrão?
- Sinônimos de Padrão Padrão é sinônimo de: medida, modelo, norma, protótipo, paradigma, classe, standard