adplus-dvertising

Qual o nome do processo automatizado no processo TIG?

Índice

Qual o nome do processo automatizado no processo TIG?

Qual o nome do processo automatizado no processo TIG?

O processo também conhecido por TIG (Tungsten Inert Gas), sigla em Inglês para o mesmo processo é GTAW (Gas Tungsten Arc Weld). A energia necessária para fundir tanto o metal base quanto o metal de adição, é fornecida pelo arco elétrico.

Quais matérias podem ser utilizados no processo de soldagem TIG?

O processo de soldagem TIG pode ser usado para solda da grande maioria de metais e ligas. É um processo excelente para soldagem de chapas finas, principalmente de alumínio, cobre, magnésio, aço carbono, níquel, titânio e suas ligas.

Quais os principais fatores que influenciam na soldagem TIG?

Variáveis do processo de soldagem TIG

  • Tensão do arco elétrico;
  • Tipo de corrente utilizada;
  • Intensidade de corrente;
  • Velocidade de soldagem;
  • Eletrodo de tungstênio;
  • Afiação do eletrodo;
  • Gás de proteção e bocais;
  • Material de adição.

São consumíveis do processo de soldagem TIG?

Os consumíveis principais na soldagem TIG são os gases de proteção e as varetas e arames de metal de adição. Os eletrodos de tungstênio, apesar de serem ditos não consumíveis, se desgastam durante o processo, devendo ser recondicionados e substituídos com certa freqüência, assim como os bocais de gás.

Qual o tipo de gás é utilizado no processo Gtaw?

argônio Gases de proteção para soldagem TIG/GTAW Normalmente para soldagem TIG o gás utilizado é o argônio (Ar). Hélio (He) pode ser adicionado para aumentar a fluidez e penetração da poça de fusão. Argônio ou mistura argônio/hélio podem ser utilizadas para a soldagem de todas as ligas.

Qual a função do gás no processo TIG?

O argônio é o principal componente na maioria dos gases de proteção para soldagem MIG/MAG e TIG. A principal função do gás de proteção em um processo de soldagem a arco elétrico, é evitar o contato do ar atmosférico com o metal fundido e regiões adjacentes além de estabilizar o arco.

Qual a sigla do processo TIG?

  • Na Alemanha, o processo TIG é conhecido como WIG, sigla de Wolfranium Inert Gas. O processo TIG apresenta variantes, tais como a soldagem TIG por pontos, TIG por corrente pulsada e TIG com arame quente ou “hot wire”. O processo TIG também é conhecido por GTAW ou Gas Tungsten Are Welding (soldagem a arco com gás tungstênio).

Por que o processo TIG é mais econômico?

  • No início o processo TIG era chamado de HELIARC, pelo uso do gás Hélio que também é um gás inerte. O gás Argônio é o mais econômico e tecnicamente ideal no mundo todo. Na soldagem de metais de alta dissipação térmica, como cobre ou alumínio, a utilização de misturas HÉLIO + ARGÔNIO possibilitam um aumento da voltagem do arco.

Quais são as limitações do processo TIG?

  • A soldagem é isenta de escória, respingos ou fumos, oferecendo excelentes resultados sem adição de consumíveis, além de permitir controle independente da fonte de calor e do material de adição, podendo ainda em muitos casos ser automatizado. Quais são as limitações do processo TIG?

Qual é o nome do TIG?

  • TIG é o processo de soldagem ao arco elétrico com proteção gasosa que utiliza eletrodo de tungstênio, um gás inerte, para proteger a poça de fusão. O nome TIG é uma abreviação de Tungsten Inert Gas (gás inerte tungstênio), em que tungstênio é o material de que é feito o eletrodo e gás inerte refere-se ao gás que não reage com outros materiais.

Postagens relacionadas: