Qual a diferença entre RNP e RNAV?

Qual a diferença entre RNP e RNAV?
Os sistemas de RNAV e RNP são fundamentalmente similares. A diferença principal entre eles é o requerimento para alertar e monitorar o desempenho a bordo. Uma especificação de navegação que inclua um requerimento para alerta e monitoração de desempenho refere-se a uma especificação RNP.
O que é GNSS na aviação?
O GNSS é um sistema global de determinação de posição e tempo (sincronismo), que inclui uma ou mais constelações de satélites, receptores de bordo e monitores de integridade, bem como os sistemas de aprimoramento de sinal necessários à adequação aos requisitos de desempenho de navegação para cada tipo de operação.
Quais são as vantagens do uso do RNAV RNP?
✓ Redução da carga de trabalho do controlador de tráfego aéreo e do piloto, considerando que o emprego de trajetórias RNAV e/ou RNP reduzirá a necessidade de vetoração radar e, em consequência, o tempo empregado nas comunicações piloto/controlador.
Como é composto As constelações de satélite do sistema GNSS?
O sistema opera com uma constelação de 24 satélites distribuídos em três planos orbitais, a uma altitude aproximada de 19 100 km. ... Assim como o Galileo, o BeiDou também é projetado para ser interoperável com os outros sistemas de geolocalização citados anteriormente.
O que é RNP Approach?
Para realizar as aproximações RNP (Required Navigation Performance), do tipo aprovado no Rio de Janeiro, o equipamento da aeronave deve ter capacidade de seguir as trajetórias horizontais e verticais, estabelecidas nas cartas de aproximação. ... Essas últimas são chamadas de RNP APCH (RNP APPROACH).
Quais os segmentos que formam o sistema GNSS?
Da mesma forma que o sistema GPS, o sistema GLONASS também é composto por três segmentos: o espacial, de controle e de usuários. O segmento espacial foi planejado para uma constelação de 24 satélites ativos e um de reserva.