Quais os princípios da seletividade?
Índice
- Quais os princípios da seletividade?
- Qual o sentido da seletividade do imposto?
- Qual dos dois impostos ICMS e IPI devem respeitar o princípio da seletividade?
- O que é a tributação sobre o consumo?
- Quais são os tributos incidentes sobre o consumo?
- Qual a finalidade da seletividade?
- Qual o significado da seletividade?
- Qual o princípio da seletividade tributária?
- Qual o princípio da seletividade no ICMS?

Quais os princípios da seletividade?
O princípio da seletividade impõe que o Poder Público gradue a carga tributária conforme a essencialidade da operação ou do produto. Isto não significa haver imunidade, ainda que as operações ou os bens sejam essenciais ao ser humano.
Qual o sentido da seletividade do imposto?
O princípio da seletividade tributária está relacionado com a cobrança de alíquotas maiores ou menores de imposto com base na essencialidade do bem tributado. ... não se aumenta a alíquota conforme o aumento da base de cálculo, mas sim conforme a maior ou menor essencialidade do bem tributado.
Qual dos dois impostos ICMS e IPI devem respeitar o princípio da seletividade?
A Carta Maior estabelece que o princípio da Seletividade deve ser aplicado obrigatoriamente ao Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI e facultativamente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, contudo, tal facultatividade já foi entendida pela doutrina majoritária como obrigatoriedade para o ...
O que é a tributação sobre o consumo?
A tributação sobre consumo no mundo é baseada, em geral, em dois impostos: IVA (Imposto sobre Valor Agregado) e o IS (Imposto Seletivo) que incide sobre bens e serviços com externalidades negativas (por exemplo, cigarros). ... A tributação sobre consumo representa praticamente a metade de toda a carga tributária no Brasil.
Quais são os tributos incidentes sobre o consumo?
Os principais tributos incidentes sobre o consumo no Brasil são o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporter Interestadual e Intermunicipal e Comunicação (ICMS), o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS/ISSQN) e o Imposto sobre o Produto Industrializados.
Qual a finalidade da seletividade?
- Nas palavras de Melo (2012, p.360), “a seletividade implica observância ao princípio da isonomia”, buscando, portanto, respeitar o princípio da dignidade da pessoa humana.
Qual o significado da seletividade?
- Baleeiro, analisando a matéria, assinalara que a seletividade significa discriminação ou sistema de alíquotas diferenciadas por espécies de mercadorias, como adequação do produto à vida do maior número dos habitantes do país.
Qual o princípio da seletividade tributária?
- O princípio da seletividade tributária está relacionado com a cobrança de alíquotas maiores ou menores de imposto com base na essencialidade do bem tributado. Nesse caso. não se aumenta a alíquota conforme o aumento da base de cálculo, mas sim conforme a maior ou menor essencialidade do bem tributado.
Qual o princípio da seletividade no ICMS?
- A Seletividade do ICMS . O Princípio da Seletividade no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) trata de produtos e serviços. Com isso, entende-se que a Seletividade no ICMS é uma questão relativa: ele pode ou não ser seletivo. Não há, de fato, obrigatoriedade quanto a isso.