O que são os poderes paralelos?

O que são os poderes paralelos?
Poderes Paralelos são formas extraoficiais de exercer o poder político, o que inclui desde a atividade criminosa, como o domínio, por meio do emprego da violência, de determinadas áreas da cidade até atividades socialmente reconhecidas, como a prática da religião organizada.
Como pode ser dividido o poder paralelo?
O poder paralelo pode ser dividido em três grupos a) Estado, município e país.
O que é o poder paralelo no Rio de Janeiro?
Os primeiros grupos de milícias formados por policiais militares e outros agentes de segurança pública que se têm registro no Brasil, foram criados durante a ditadura militar (). ... Porém, foi no Rio de Janeiro da década de 2000 que as milícias ganharam expressividade e se tornam um poder paralelo.
Quais são os territórios dominados pelo crime organizado?
Tanto pelo tráfico de drogas, quanto pela milícia, conjuntos habitacionais, loteamentos irregulares e bairros pobres constituem também alvos de ação de tais quadrilhas, em especial na Zona Oeste carioca, Baixada Fluminense e Grande Niterói (Niterói, São Gonçalo e Itaguaí).
Como acontece a formação de um Estado paralelo?
Se a função do Estado de Direito é proporcionar ordem, paz social, segurança e desenvolvimento de seu povo fixado em determinado território, o “Estado Paralelo” é aquele que opera com a função do Estado oficial de maneira colateral, tomando para si certas atribuições que deveriam ser monopólio Estatal, à margem da ...
O que são as milícias do RJ?
No contexto da criminalidade brasileira, a partir da década de 2000 e de início no Rio de Janeiro, milícia designa um modus operandi de organizações criminosas formadas em comunidades urbanas de baixa renda, como conjuntos habitacionais e favelas, inicialmente, e que a princípio efetuam práticas ilegais sob a alegação ...