adplus-dvertising

O que significa o princípio da especificidade do movimento?

Índice

O que significa o princípio da especificidade do movimento?

O que significa o princípio da especificidade do movimento?

Este princípio baseia-se nas particularidades, nas características específicas de cada atividade. Para que um exercício seja realmente, “específico” ele deve ser o mais semelhante possível àquela ação que se pretende melhorar.

O que rege o princípio da especificidade no treinamento físico?

Para Dantas, “O princípio da especificidade preconiza, ... que se deve, além de treinar o sistema energético e o cárdio-respiratório dentro dos parâmetros da prova que se irá realizar, fazê-lo com o mesmo tipo de atividade de performance.” (ibidem, 1995, p.

Qual a especificidade do movimento na musculação?

Já o princípio da especificidade explica que o condicionamento físico é conquistado a partir de estímulos variados. Por exemplo: os exercícios com peso irão melhorar a força e a resistência muscular, enquanto os exercícios aeróbios irão desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório.

Qual a importância dos princípios do treinamento desportivo?

A constante melhora e equilíbrio de todos estes atributos físicos é o ponto fundamental na preparação física e técnica de um atleta. Por isso, a aplicação correta dos princípios do treinamento esportivo é fundamental neste esporte e esta diretamente correlacionada com o aumento do desempenho individual do atleta.

Qual o princípio científico da especificidade?

  • O princípio científico da especificidade propõem que os treinamentos realizados nas mais variadas modalidades esportivas devam ser o mais próximos (parecidos) com a modalidade de referência.

Qual o princípio da especificidade do treinamento?

  • Como já mencionei anteriormente, todos os princípios do treinamento estão interligados entre si. Este princípio, o da especificidade é profundamente relacionado com o princípio da individualidade biológica, e em menor grau com os demais, mas que dentro do contexto de treinamento se interligam com todos. Dentro desta ideia, Dantas (1995) afirma que:

Por que um exercício deve ser “específico”?

  • Para que um exercício seja realmente, “específico” ele deve ser o mais semelhante possível àquela ação que se pretende melhorar. Como exemplo, podemos citar: atletas de natação que treinam a parte aeróbica através de corridas, não conseguem atingir os resultados esperados dentro da sua modalidade específica.

Postagens relacionadas: