adplus-dvertising

Qual a relação entre poder e violência para Hannah Arendt?

Índice

Qual a relação entre poder e violência para Hannah Arendt?

Qual a relação entre poder e violência para Hannah Arendt?

Com efeito, o poder, para Arendt, é inerente a toda comunidade política e resulta da capacidade de agir conjuntamente. Por outro lado, a violência, que é instrumental, se funda na categoria meio-fim, e quando recobrada no âmbito do político é responsável por fazer desaparecer o poder.

Porque que em relação ao conceito do poder o texto afirma que esse conceito pressupõe dois polos?

Na teoria weberiana sobre a organização da sociedade, é simples a diferença entre o poder e a dominação. Esses dois elementos são como dois polos de uma mesma concepção: o poder é uma espécie de emissão, enquanto a dominação é uma espécie de recepção.

Qual a relação entre poder e violência em ambos os textos?

Poder, violência e autoridade aparecem como conceitos correlacionados entre si. Parte significativa dos pesquisadores defende que poder e autoridade seriam a mesma coisa, condicionando ambos ao fenômeno da violência. Violência, seria, nesses referentes, um “excesso” de poder ou um “abuso” de autoridade.

Qual o princípio do pensamento de Hannah Arendt?

  • O princípio do pensamento de Hannah Arendt é a dor. O trauma causado pelo nazismo e suas práticas de extermínio, nos campos de concentração da Alemanha, reflete-se em toda sua obra.

Quais são as distinções de Hannah Arendt?

  • Um dos aspectos mais característicos do pensamento político de Hannah Arendt é sua inusitada capacidade para produzir distinções conceituais, tais como entre poder e violência, guerras e revoluções, público, privado e social, dentre tantas outras. No entanto, não são raras as críticas que afirmam que tais distinções conceituais,

Por que a obra de Hannah Arendt não se propõe a reconstituir uma sequencia histórica?

  • A obra de Hannah Arendt, portanto, não se propõe nem a reconstituir uma sequencia histórica cujo desenvolvimento permitiria explica o totalitarismo do como uma evolução estritamente causal, nem mesmo assediar a genealogia que o explicaria do ponto de vista da história das ideias.

Qual a relação entre Heidegger e Arendt?

  • Arendt criticou as posturas de Heidegger na época e depois do fim do relacionamento dos dois, mas tinha com Heidegger uma relação de profunda admiração intelectual. Após o fim da Segunda Guerra, Arendt conversou com Heidegger algumas vezes e, nos Estados Unidos, ajudou a difundir o seu pensamento por lá.

Postagens relacionadas: