O que é o patrimônio de uma escola?
Índice
- O que é o patrimônio de uma escola?
- Como fazer patrimônio de uma escola?
- Porque a escola é um patrimônio cultural?
- Por que é importante preservar o patrimônio escolar?
- Quem é o responsável legal pelo patrimônio da escola?
- Qual a importância da preservação e do estudo do patrimônio escolar?
- Por que é importante preservar a escola?
- Quais são os patrimônios culturais?
- Quais são os bons exemplos de patrimônio imaterial?
- Como é feita a conservação dos patrimônios culturais?
- Quem lidam diretamente com a preservação do Patrimônio Histórico Cultural?
O que é o patrimônio de uma escola?
O patrimônio é formado por instalações físicas, equipamentos, mobiliário e materiais usados na escola. ... Faça o levantamento do patrimônio, listando o que a escola tem em termos de instalações físicas, mobiliário, materiais de laboratório, equipamentos eletrônicos, livros didáticos, medicamentos e artigos diversos.
Como fazer patrimônio de uma escola?
Como promover a preservação do patrimônio escolar?
- Realize manutenções preventivas. ...
- Instale pisos drenantes e antiderrapantes. ...
- Adote medidas de conservação durante os períodos chuvosos. ...
- Invista em projetos de conscientização. ...
- Contrate um seguro de preservação do patrimônio escolar.
Porque a escola é um patrimônio cultural?
O interesse pelo patrimônio cultural da educação está inserido num regime de historicidade caraterizado como presentismo e nas novas perspectivas sobre a cultura escolar e a materialidade como artefatos que auxiliam na compreensão da educação e do ensino na contemporaneidade.
Por que é importante preservar o patrimônio escolar?
A conservação do patrimônio escolar é primordial: uma instituição de ensino devidamente conservada, com instalações bem cuidadas e toda a infraestrutura funcionando adequadamente são premissas fundamentais para que hajam bons índices de satisfação e aprendizado.
Quem é o responsável legal pelo patrimônio da escola?
QUEM É O RESPONSÁVEL PELO PATRIMÔNIO ESCOLAR? A escola é Patrimônio Público e como tal deve ser tratada, ou seja, ela é bem comum de todos, portanto todos são responsáveis pela sua manutenção.
Qual a importância da preservação e do estudo do patrimônio escolar?
As justificativas para se preservar o patrimônio escolar tendem a reiterar a importância da conservação da memória da escola, remetendo a seus vínculos com a formação da infância e da juventude e a espaço de transmissão de cultura e processos de construção de subjetividades e de identidades.
Por que é importante preservar a escola?
A conservação do patrimônio escolar é primordial: uma instituição de ensino devidamente conservada, com instalações bem cuidadas e toda a infraestrutura funcionando adequadamente são premissas fundamentais para que hajam bons índices de satisfação e aprendizado.
Quais são os patrimônios culturais?
- Esse conceito é mais abrangente, pois não requer a existência material e imediata de um bem para reconhecê-lo como patrimônio. Podem ser considerados patrimônios históricos culturais imateriais o idioma e os dialetos, a culinária, as festas populares, os rituais religiosos, os conjuntos de ditos populares, entre outros elementos.
Quais são os bons exemplos de patrimônio imaterial?
- Entre eles, encontramos artefatos artísticos, igrejas, museus, cidades e patrimônio imaterial que somam, em sua totalidade, centenas de itens. Para citar dois bons exemplos de patrimônio imaterial, temos o acarajé, parte da culinária baiana herdeira da cultura africana, e o frevo, famosa festa tradicional pernambucana.
Como é feita a conservação dos patrimônios culturais?
- Em nosso país, a conservação dos patrimônios culturais é feita por uma instituição chamada Iphan. Todos nós gostamos de nos lembrar de bons momentos que vivemos no passado, seja com nossos pais e irmãos, seja com primos e amigos.
Quem lidam diretamente com a preservação do Patrimônio Histórico Cultural?
- Os profissionais que lidam diretamente com a identificação e preservação do patrimônio histórico cultural são historiadores, historiadores da arte, antropólogos, paleontólogos, arquitetos ...