O que é a metodologia FMEA?

O que é a metodologia FMEA?
A metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhorias, a ocorrência de falhas que poderão surgir no projeto do prodduto ou no ciclo de vida de um sistema.
Qual é o objetivo de um FMEA?
O objetivo do FMEA é fornecer uma abordagem sistemática, identificando para onde as ações precisam ser direcionadas a fim de reduzir o risco de erros e garantir que as causas de falha de um produto ou processo sejam corrigidas antecipadamente.
Quem usa FMEA?
Por isso, o FMEA é um exemplo prático de ferramenta para prever e até evitar essas ocorrências. ... Os profissionais treinados em Lean Six Sigma usam a ferramenta Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) para identificar possíveis problemas e seus impactos.
Como foi adotada a metodologia FMEA?
- Na década seguinte, foi adotada pela NASA, no famoso projeto Apollo. Já nos anos 70, foi adotado na indústria automotiva, onde se faz presente até hoje. Apesar de ter sido desenvolvida com um enfoque no projeto de novos produtos e processos, a metodologia FMEA, pela sua grande utilidade, passou a ser aplicada de diversas maneiras.
Qual a definição do FMEA?
- FMEA - Definição Técnica utilizada para definir, identificar e eliminar falhas, problemas ou erros potenciais ou conhecidos da unidade em análise antes que eles cheguem ao usuário. Um FMEA propriamente conduzido fornece informações auxiliares na:
Quais são as principais aplicações da análise FMEA?
- Quais são as principais aplicações da análise FMEA? E agora, um pouco de história. A análise FMEA foi desenvolvida pelo exército norte-americano nos anos 50. Pouco depois foi adotada pela indústria da aviação e pela NASA, incluindo nas missões Apollo, no desenvolvimento das duas sondas Viking e nas missões interestelares Voyager.
Qual o processo de condução do FMEA?
- O Processo de Condução do FMEA 1. Selecione a equipe 2. Elabore o diagrama funcional de blocos (sistema/projeto) e/ou fluxograma de processo (processo/serviço). 3. Priorize - priorização pode ser definida pelo cliente, pela gerência ou pela própria equipe.