Qual é a diferença entre o intemperismo químico e físico?

Qual é a diferença entre o intemperismo químico e físico?
Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros. Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas.
Quais são os tipos de intemperismo?
- Existem dois tipos de intemperismo: Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição.
Quais são os principais agentes do intemperismo?
- Agentes de Intemperismo. Os principais agentes do processo de intemperismo são provenientes das condições atmosféricas como a temperatura, o clima, a ação dos ventos, da água, do relevo, dos tipos de rochas e ainda da ação humana. Tipos de Intemperismo. Segundo o tipo de processo que ocorre, o intemperismo pode ser classificado:
Quais fatores influenciam o intemperismo?
- Dentre os fatores que influenciam o intemperismo, tem-se, principalmente: Clima: principal agente do intemperismo, pois ele determina a quantidade de chuva e temperatura que atingirá a rocha, alterando quimicamente seus minerais. O clima também determina a quantidade de ventos, o que altera fisicamente as rochas.
Qual a diferença entre intemperismo e erosão?
- Descubra a diferença entre intemperismo e erosão, além de conhecer um pouco mais desses processos de desgaste e transformação do relevo. Saiba o que é intemperismo e os fatores que contribuem para esse processo, além de conhecer os tipos de intemperismo que ocorrem nas rochas.