Quando é cabível a impetração do mandado de injunção?
Índice
- Quando é cabível a impetração do mandado de injunção?
- É possível ajuizar mandado de injunção coletivo?
- Qual é a diferença entre o mandado de injunção individual para o coletivo?
- Quais os efeitos da decisão concessiva do mandado de injunção bem como as suas teorias explicativas?
- Como conceder mandado de injunção?
- Por que uma pessoa jurídica pode ser autora de mandado de injunção?
- Qual a lei do mandado de injunção?
- Quando acontece a falta total do mandado de injunção?

Quando é cabível a impetração do mandado de injunção?
Quando é cabível o mandado de injunção? Há dois pressupostos de cabimento do mandado de injunção: quando acontece a inviabilidade de exercício de direitos e liberdades e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, e decorrente da ausência de norma regulamentadora.
É possível ajuizar mandado de injunção coletivo?
O Supremo Tribunal Federal reconhece a possibilidade de impetração de mandado de injunção coletivo, mesmo que não tenha sido expressamente previsto na letra da norma constitucional, mas o admite com base no § 2o. do artigo 5o.
Qual é a diferença entre o mandado de injunção individual para o coletivo?
MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO O mandado individual é feito por qualquer cidadão ou pessoa jurídica. Já o coletivo compete a alguns órgãos e entidades públicos: Ministério Público, partidos políticos, organizações sindicais e a Defensoria Pública.
Quais os efeitos da decisão concessiva do mandado de injunção bem como as suas teorias explicativas?
Por seu turno, a decisão concessiva sob a ótima da teoria concretista individual “só produzirá efeitos para o autor do mandado de injunção, que poderá exercer plenamente o direito, liberdade ou prerrogativa prevista na norma constitucional”.
Como conceder mandado de injunção?
- Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.”
Por que uma pessoa jurídica pode ser autora de mandado de injunção?
- Importante salientar que uma pessoa jurídica pode ser também autora de mandado de injunção para pleitear a correção de eventual omissão.
Qual a lei do mandado de injunção?
- A lei do mandado de injunção (lei nº 13.) explica sua função e aplicação: Artigo 2º Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta total ou parcial de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitose liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
Quando acontece a falta total do mandado de injunção?
- A falta total acontece quando não existe uma norma que regulamente a aplicação de um direito. Já a falta de regulamentação parcial acontece quando a norma existe, mas é incompleta e não garante a efetivação do direito previsto. Como funciona e quais são os requisitos do mandado de injunção?