adplus-dvertising

Qual a importância do símbolo para o psiquismo do sujeito?

Índice

Qual a importância do símbolo para o psiquismo do sujeito?

Qual a importância do símbolo para o psiquismo do sujeito?

O símbolo pode realizar a mediação entre as diversas antinomias e oposições do sujeito, materializadas em uma oposição e relação entre o consciente e o inconsciente. ... Assim, o símbolo tem uma função de equilíbrio da psique como um todo.

Qual é a importância dos símbolos No processo psicoterapêutico?

Esse modo de interpretação procura encontrar, na história pregressa do paciente, conteúdos psíquicos patogênicos, ou complexos, ocultados pelo símbolo, por meio do qual se manifestam. O símbolo torna-se um porta voz, em linguagem figurativa, dos complexos do paciente.

O que é o símbolo para Jung?

O Símbolo, termo de origem grega, (Symbolon, colocar junto), segundo Jung, é uma produção espontânea da psique, podendo ser de natureza pessoal ou coletiva, comum a toda a humanidade, ou característico de uma determinada cultura.

Qual é o inconsciente coletivo?

  • O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam.

Quais são as observações sobre o conceito de inconsciente?

  • FREUD, S. Algumas observações sobre o conceito de inconsciente na psicanálise (1912). In: Obras completas, volume 10: Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O Caso Schereber”), artigos sobre técnica e outros textos (); tradução Paulo César de Souza – São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Qual o entendimento do inconsciente?

  • Porém, é correto afirmar que o entendimento do inconsciente, e seus desdobramentos, são a base inicial do estudo psicanalítico. Nosso conhecimento sobre nossos próprios inconscientes é muito vago.

Quais são as manifestações do inconsciente?

  • O inconsciente é percebido em suas manifestações, caras ao processo de análise. São estas: Sonhos: são expressões da realização de desejos e evitações ao desprazer, na forma de regressão do pensamento a imagens.

Postagens relacionadas: