Qual a diferença entre direitos e interesses?

Qual a diferença entre direitos e interesses?
Assim, interesses são expressão de uma preferência (a partir de valores e de fins) do sujeito, ao passo que direitos são referência à correção de uma determinada ação.
Qual a origem dos interesses coletivos?
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa. Interesses coletivos, para os fins da Lei n. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), são um tipo de interesse transindividual ou metaindividual, isto é, pertencem a um grupo, classe ou categoria determinável de pessoas, que são reunidas ...
Como se entender os interesses coletivos ou comunitários?
- Falar de Interesses coletivos ou comunitários careceria de sentido. Não obstante, o referido autor passa a buscar uma forma em que seria possível se entender os interesses também como coletivos e ou comunitários. Com esse intuito, utiliza o exemplo de dois prisioneiros (A e B) de uma mesma cela que possuem o desejo coincidente de fugir.
Como o interesse público se traduz no interesse da coletividade?
- Para Mazzilli o interesse público se traduz no interesse da coletividade considerada como um todo, no entanto, ressalva que não raro o Estado – órgão responsável por editar (Poder Legislativo) e aplicar (Poder Executivo ou Poder Judiciário) leis em benefício do interesse da sociedade – confronta seus próprios interesses com os dos indivíduos.
Qual é o “interesse público”?
- ‘Interesse público’, por fim, é aquele em que predomina a figura do Estado, a quem cabe a ordenação normativa do interesse público e a soberana indicação de seu conteúdo]