Quais são os verbos no infinitivo impessoal?
Índice
- Quais são os verbos no infinitivo impessoal?
- Como é formado o infinitivo impessoal?
- Quais são os tempos que se originam do infinitivo impessoal?
- Como saber se o verbo está no infinitivo pessoal?
- Qual o significado do infinitivo?
- Como o infinitivo não é uma coisa só?
- Por que o infinitivo deve ser flexionado?

Quais são os verbos no infinitivo impessoal?
Infinitivo Impessoal
- Quando não se refere a um sujeito. Exemplo: É essencial caminhar. ...
- Quando vem depois da preposição "de", servindo como complemento nominal. Exemplo: Não existe receita mais fácil de fazer. ...
- Quando fazem parte de uma locução verbal. Exemplo: ...
- Quando exprime ordem.
Como é formado o infinitivo impessoal?
Formação do infinitivo impessoal composto O infinitivo impessoal composto é formado pelo infinitivo impessoal do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.
Quais são os tempos que se originam do infinitivo impessoal?
Os derivados do Infinitivo Impessoal são: Futuro do Presente do Indicativo, Futuro do Pretérito do Indicativo, Infinitivo Pessoal, Gerúndio, Particípio.
Como saber se o verbo está no infinitivo pessoal?
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
Qual o significado do infinitivo?
- O infinitivo é uma das formas nominais do verbo. Podendo assumir uma forma flexionada (infinitivo pessoal) ou não flexionada (infinitivo impessoal), são várias as utilizações do infinitivo, e as suas regras de uso costumam gerar certo debate entre os gramáticos e linguistas. Quer saber tudo a respeito do infinitivo?
Como o infinitivo não é uma coisa só?
- Porém, o infinitivo não é uma coisa só. Há dois tipos de infinitivo: o infinitivo impessoal, que é o que tratamos até gora, e o infinitivo pessoal. Vejamos a diferença entre esses dois tipos de infinitivo, agora. A diferença entre o infinitivo pessoal e o impessoal é bastante fácil.
Por que o infinitivo deve ser flexionado?
- No entanto, na voz passiva dos verbos " contentar ", " tomar " e " ouvir ", por exemplo, o Infinitivo (verbo auxiliar) deve ser flexionado. Por exemplo: Eram pessoas difíceis de serem contentadas. Aqueles remédios são ruins de serem tomados.