Qual o conceito de imaginário?

Qual o conceito de imaginário?
Imaginário ou Imaginária pode referir-se a: Imaginação — capacidade mental que permite a representação de objetos. Imaginário coletivo — conjunto de símbolos, conceitos, memória e imaginação de um grupo de indivíduos.
O que é a cultura do imaginário?
Para o sociólogo francês Michel Maffesoli o imaginário cultural, em múltiplas formas de representações, revive a existência de épocas que exprimem, de maneira impregnante, o poder da emoção na constituição social.
Quando surgiu a história social?
A História Social é um gênero da História. Este gênero ganhou força com a terceira geração da Escola dos Annales, especialmente através do historiador Edward Palmer Thompsom, o qual é considerado o maior historiador inglês do século XX.
Qual é a imaginação?
- Imaginação é uma capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos - segundo a concepção sartriana apresentada em sua obra O imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação.
Como é definido o conceito de imaginário?
- O Imaginário pode ser definido, de uma forma simples, como a produção de imagens, ideias, concepções, visões de um indivíduo ou de um grupo para expressar sua relação de alteridade com o mundo. O conceito de Imaginário pode envolver vários significados, remetendo a uma multiplicidade de sentidos segundo os pontos de vista adotados.
Como é composto o imaginário coletivo?
- Para entender melhor o imaginário coletivo, devemos entender que ele pode ser composto por: O termo símbolo é composto por duas partes: o significante (que é algo pertencente à realidade concreta) e o significado (representação abstrata que pode ser determinada por uma religião, uma nação, um fato histórico, etc.).