O que é a forma infinitiva do verbo?

O que é a forma infinitiva do verbo?
O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade.
O que é forma nominal do infinito?
O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal. ... Pois é, quando o verbo apresenta-se dessa maneira, dizemos que essas são suas formas nominais.
Qual a diferença entre infinitivo e gerúndio?
- A exceção fica por conta do verbo “vir”, que tem um particípio especial, “vindo”, idêntico ao seu gerúndio. Para finalizar o assunto, lembramos que além das formas simples, tanto o infinitivo quanto o gerúndio possuem formas compostas, que expressam uma ação concluída.
Qual o significado do gerúndio?
- Muito conhecido atualmente, em função de sua utilização exagerada e incorreta, chamada de “gerundismo”, o gerúndio indica sempre uma ação em andamento, algo não finalizado, que está em sendo realizado. Pode, portanto, desempenhar a função de um adjetivo ou de um advérbio.
Como ocorre a formação do gerúndio?
- Para esclarecer, a formação do gerúndio ocorre da seguinte forma: 1ª conjugação: ANDO; 2ª conjugação: ENDO; 3ª conjugação: INDO. Já a forma nominal no infinitivo, o verbo apresenta a forma original, ou seja, ele não sofre conjugação.
Qual a função do gerúndio na oração?
- Dependendo de sua posição na oração, o gerúndio pode interferir no tempo da frase. Vejamos alguns exemplos na utilização do gerúndio: – se estiver no início da oração principal, indica algo imediatamente anterior (Terminando o treino, todos estarão exaustos) ou ainda uma ação prolongada que ocorre durante a ação principal.