Quais são os fenômenos relacionados ao impulso nervoso?

Quais são os fenômenos relacionados ao impulso nervoso?
O impulso nervoso é um fenômeno eletroquímico, portanto envolve aspectos químicos e elétricos. O aspecto elétrico é a propagação de um sinal dentro de um neurônio. Geralmente se inicia no corpo celular e é transmitido na direção dos axônios.
Que são os impulsos nervosos?
- Impulsos nervosos são conexões estabelecidas entre um neurônio e outros. O impulso nervoso, que percorre o neurônio é de natureza eletroquímica e resulta de ...
Qual o neurônio que transmite o impulso nervoso?
- Durante a sinapse, o neurônio que transmite o impulso nervoso é denominado célula pré-sináptica, e a célula que recebe o impulso, que pode ser outro neurônio, uma glândula ou célula muscular, é denominada célula pós-sináptica.
Como ocorre a transmissão do impulso nervoso?
- Transmissão do impulso nervoso. A transmissão do impulso nervoso ocorre como uma onda de mudança de polarização da membrana do axônio. No meio extracelular, encontra-se uma maior concentração de íons sódio (Na +), o que faz com que a membrana, em sua face externa, apresente carga positiva e, em sua face interna, carga negativa.
Quais são as correntes de influxo da membrana?
- Hiperpolarização: é o processo de tornar a membrana menos positiva. Faz com que a o potencial da membrana fique mais negativo. Corrente de influxo: é o fluxo de cargas positivas para interior das células. Assim as correntes de influxo despolarizam o potencial de membrana. Corrente de efluxo: é o fluxo de cargas positivas para fora de célula.