Qual é a diferença básica entre os processos de usinagem química e eletroquímica?
Índice
- Qual é a diferença básica entre os processos de usinagem química e eletroquímica?
- O que é usinagem eletroquímica?
- Quais são as etapas da usinagem química?
- O que caracteriza o processo de usinagem por ultrassom?
- Porque o processo de usinagem eletroquímica e muitas vezes caracterizado como galvanoplastia reversa?
- O que é usinagem a laser?
- Como funciona a máquina de eletroerosão?
- Qual é a usinagem eletroquímica?
- Como funciona a usinagem química?
- Quais são os processos de usinagem?
- Quais são os processos de usinagem não-convencionais?

Qual é a diferença básica entre os processos de usinagem química e eletroquímica?
A usinagem química é um meio de usinar os metais pela sua dissolução dissolução em uma solução agressiva, ácida ou básica, enquanto a usinagem eletroquímica funciona por remoção e transporte transporte transporte, átomo por átomo, do metal usinado, mergulhado numa solução eletrolítica.
O que é usinagem eletroquímica?
A usinagem eletroquímica ocorre pelo processo eletroquímico de dissolução anódica controlada da peça (ânodo), com a ferramenta (cátodo) em uma célula eletrolítica, durante um processo de eletrólise, que é acelerado pela passagem forçada de corrente elétrica entre a peça e o eletrodo, conforme Figura 1 (KOPELIOVICH, ...
Quais são as etapas da usinagem química?
Etapas do processo As principais etapas de execução da usinagem química são: preparação da superfície do metal confecção da máscara e revestimento da peça usinagem química propriamente dita e limpeza Preparação da superfície do metal: A superfície do metal, que ficará coberta durante a usinagem, deve ser cuidadosamente ...
O que caracteriza o processo de usinagem por ultrassom?
A usinagem por ultrassom é considerada um processo de apoio às formas mais conhecidas de usinagem, como furação, torneamento e retificação. ... Uma evolução desse processo é a usinagem por ultrassom rotativa ou, em inglês, RUM - Rotatory Ultrasonic Machining.
Porque o processo de usinagem eletroquímica e muitas vezes caracterizado como galvanoplastia reversa?
A usinagem por processo eletroquímico (ECM) é muitas vezes caracterizado como galvanoplastia reversa, na medida em que remove o material em vez de adicioná-lo. ... Ao contrário usinagem de descarga elétrica, no entanto, faíscas não são criadas. No processo de ECM, um cátodo (ferramenta) é aplicado em um ânodo (peça).
O que é usinagem a laser?
O método de usinagem a laser é realizado por maquinário adequado. No processo é utilizado um feixe de luz para cortar, gravar e modelar, em sua grande maioria, peças de metal. ... Dessa forma, a usinagem a laser é empregada principalmente em materiais que apresentam uma maior resistência, como o cobre, o aço e o alumínio.
Como funciona a máquina de eletroerosão?
A eletroerosão, também conhecida como usinagem por descarga elétrica, é um processo de usinagem especial onde o arranque de material não é obtido pelo contato mecânico entre uma ferramenta de corte e a peça de trabalho, mas sim pela ação de descargas de capacitores elétricos.
Qual é a usinagem eletroquímica?
- Usinagem eletroquímica. A Usinagem Eletroquímica (ECM) é um processo complexo pouco conhecido e que difere do processo de eletroerosão (EDM). Na Usinagem Eletroquímica a remoção do material se dá por reação química (eletrólise) a nível atômico, com dissolução anódica controlada.
Como funciona a usinagem química?
- A usinagem química Ø um meio de usinar os metais pela sua dissoluçªo em uma soluçªo agressiva, Æcida ou bÆsica, enquanto a usinagem eletroquímica funciona por remoçªoremoçªo e transportetransporte, Ætomo por Ætomo, do metal usinado, mergulhado numa soluçªo eletrolítica.
Quais são os processos de usinagem?
- De outro lado, nas últimas décadas também surgiram processos de usinagem não-convencionais, seja como alternativa ao processo tradicional ou para complementá-lo, oferecendo maior precisão, ou menor consumo energético ou a redução da geração de resíduos contaminantes. Esta matéria apresenta alguns desses processos de usinagem.
Quais são os processos de usinagem não-convencionais?
- Apenas para citar existem ainda outros processos de usinagem não-convencionais menos difundidos, como são os casos da usinagem por feixe de eletrons, usinagem fotoquímica, usinagem química, usinagem por jato d’agua com abrasivos e usinagem a plasma. Fique por dentro das noticias e novidades tecnológicas do mundo da ferramentaria.