Como é o funcionamento de um transistor?

Como é o funcionamento de um transistor?
Nos circuitos digitais seu funcionamento é muito simples. ... Quando uma tensão elétrica é aplicada à base, o transistor “abre”, ou seja, funciona como condutor, permitindo que uma corrente elétrica flua entre emissor e coletor e alimente o circuito ao qual está ligado.
Qual o ganho de corrente de um transistor?
- Um transistor é um amplificador de corrente. Na sua configuração básica, mostrada na figura 2, quando ocorre uma variação da corrente de base (Ib) temos uma variação correspondente maior da corrente de coletor (Ic). O ganho de corrente é indicado por hFE e corresponde a quantas vezes a corrente varia para uma determinada corrente de base ou:
Como funciona esse tipo de transistor?
- Nesse tipo de transistor, a corrente elétrica é amplificada pelo surgimento de “buracos”: é como se uma carga positiva viajasse para o sentido contrário dos elétrons (as cargas negativas). Nesse caso, essas cargas positivas podem ser entendidas como regiões com falta de elétrons. Esse tipo de condução é chamado de condução por buracos.
Será que o ganho do transistor pode ser avaliado no datasheet?
- Bom, pode ser dizer que o ganho do transistor poderá ser avaliado no datasheet, ainda assim varia e muito de um transistor (de mesmo modelo) para outro, a melhor cooisa a se fazer é medir via multimetro usando o teste de hfe.
Quais são os transistores modernos?
- Os transistores modernos, como aqueles usados em processadores de smartphones, são tão pequenos que são capazes de controlar o movimento de cada elétron individualmente. Os chips modernos, de poucos centímetros quadrados de área, podem conter de 5 a 30 bilhões de transistores. Os transistores são feitos de materiais semicondutores.