O que se entende por fundo de comércio?

O que se entende por fundo de comércio?
O fundo de comércio compreende todo o conjunto de bens corpóreos (físicos), como máquinas e instalações, e incorpóreos (clientela, faturamento, entre outros) que foram adquiridos pelo inquilino para o estabelecimento.
Como contabilizar a compra de um fundo de comércio?
Na Prática, O Fundo De Comércio Somente É Reconhecido Contabilmente Quando Há Uma Transação De Compra De Uma Empresa. Neste Caso, Há Uma Diferença Verificável Entre O Preço Pago Pela Empresa E O Valor Justo De Seus Ativos Líquidos, Ou Seja, O Valor Que Cada Ativo Individualmente Recebeu Na Transação De Compra.
Por que o fundo de comércio é estudado?
- O fundo de comércio é um tema muito estudado em Direito Empresarial. Contratos de locação em Shopping Center, por exemplo, trabalham com o fundo de comércio do Shopping Center. É uma vantagem que, sem dúvida alguma, é almejada pelo lojista, embora encareça o próprio contrato de locação.
Como surgiu o fundo de comercio na França?
- O fundo de comercio surgiu como categoria jurídica moderna no século XIX, na França, por dispositivo de lei fiscal.
Qual o ponto difusor de um fundo de comércio?
- Bens isolados não são considerados como fundo de comércio, mas, tão somente, patrimônio do empresário ou sociedade empresária, o ponto difusor está ligado à funcionalidade da reunião dos bens, sendo esse o fator primordial na caracterização de um fundo de comércio.
Por que a expressão “fundo de comércio” é inadequada?
- Todavia, a expressão “fundo de comércio” tornou-se inadequada, uma vez que não alcança as indústrias e as sociedades civis com fins lucrativos, motivo pelo qual o mais adequado seria “fundo de empresa”.