O que é o fluxo monetário da economia?
O que é o fluxo monetário da economia?
Fluxo monetário: representa o dinheiro que circula como renda para as famílias e receita para as empresas, na direção contrária dos bens e serviços.
Qual é o fluxo real das empresas?
- De maneira simples podemos dizer que fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.
Quais são os fluxos do sistema econômico?
- Num sistema econômico, temos dois fluxos: O Real (Produto), e O Nominal ou Monetário (Renda). Estas relações ou interações que se estabelecem entre as unidades econômicas – Unidades Familiares, Unidades de Produção, Goverenos e Resto do Mundo, - designam-se por fluxos.
Quais são os fluxos econômicos fundamentais?
- Os Fluxos Econômicos Fundamentais Exercendo suas funções clássicas, a moeda é o elo de interligação das transações praticadas pelos agentes econômicos. Totalizadas, essas transações definem os principais fluxos macroeconômicos, subagrupáveis em fluxos reais e fluxos monetários.
Quais são os fluxos reais e monetários?
- Os Fluxos Real e Monetário. A base organizacional dos Sistemas Econômicos é constituída de dois fluxos fundamentais. O primeiro geralmente identificado como Fluxo Real e o segundo como Fluxo Monetário. A sociedade organiza as suas atividades econômicas a partir da conjunção desses elementos.