O que é Tireotrofina TSH neonatal?
Índice
- O que é Tireotrofina TSH neonatal?
- Como identificar hipotireoidismo no teste do pezinho?
- O que é T4 neonatal?
- Qual o tratamento para o hipotireoidismo congênito?
- Qual o resultado normal do T4?
- Qual a etiologia do hipotireoidismo congênito?
- Quando devo fazer o exame TSH?
- Qual a contraindicação do exame de TSH durante a gravidez?
- Quais são os valores normais do TSH?
- Qual é o exame de TSH ultra sensível?
O que é Tireotrofina TSH neonatal?
É o exame considerado pelos mais importantes polos de triagem de doenças neonatais como o mais indicado para a detecção precoce do hipotireoidismo congênito, devido à sua elevada sensibilidade e especificidade (os raros casos falso-negativos são os de hipotireoidismo secundário e terciário).
Como identificar hipotireoidismo no teste do pezinho?
O diagnóstico do hipotireoidismo congênito é feito durante a maternidade nos exames de triagem neonatal, normalmente por meio do teste do pezinho, em que são coletadas algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê que são encaminhadas para o laboratório para que possam ser analisadas.
O que é T4 neonatal?
O Hipotireoidismo Congênito (HC) é causado pela incapacidade da glândula tireoide do recém-nascido em produzir quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos.
Qual o tratamento para o hipotireoidismo congênito?
O tratamento do hipotireoidismo congênito consiste na reposição diária do hormônio tireoidiano (levo-tiroxina, L-T4), na forma de comprimido. A dose é individualizada, sendo maior para o recém-nascido e com possibilidade de ser diminuída com o avanço da idade.
Qual o resultado normal do T4?
Para adultos saudáveis o valor geralmente está entre 0.7 a 1.8 ng/dl. Os níveis variam durante o dia e portanto é raro que as dosagens subsequentes sejam semelhantes. O uso de medicamentos para hipotireoidismo e hipertireoidismo interferem na dosagem do T4 livre.
Qual a etiologia do hipotireoidismo congênito?
A causa mais frequente de hipotireoidismo congênito permanente é a disgenesia tireoidiana, que inclui age- nesia, ectopia e hipoplasia de tecido tireoidiano (B).
Quando devo fazer o exame TSH?
- Quando devo fazer o exame TSH? O exame deve ser feito após uma recomendação médica. Além disso, é importante estar atento aos sintomas e se há a presença de nódulos ou inchaço na região do pescoço, que podem indicar alterações na tireoide.
Qual a contraindicação do exame de TSH durante a gravidez?
- Não há contraindicações para a realização do exame de TSH durante a gravidez. Entretanto, é esperado que os valores de TSH estejam abaixo do normal no primeiro trimestre de gestação. Toda gestante deve ter uma avaliação do TSH no pré-natal. Os riscos envolvidos na realização do exame de TSH são extremamente raros.
Quais são os valores normais do TSH?
- Os valores normais do TSH se situam entre 0,4 e 4,5 mU/L (miliunidades por litro). Os valores normais do T4 livre ficam entre 0,7 e 1,8 ng/dl. Na maioria das vezes, o TSH alto indica que a tireoide exerça sua função de forma adequada.
Qual é o exame de TSH ultra sensível?
- O exame TSH ultra sensível é um método de diagnóstico mais avançado que consegue detectar quantidades mínimas de TSH no sangue, que o exame normal não seria capaz de identificar. O método de diagnostico utilizado nos laboratórios é bastante sensível e específico, sendo o exame de TSH ultra sensível normalmente utilizado na rotina.