O que caracteriza um estudo epidemiológico?
O que caracteriza um estudo epidemiológico?
De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
Qual a estrutura de um estudo transversal?
- Estrutura A estrutura de um estudo transversal é semelhante à de um estudo de coorte, no entanto, nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos.
Quais são os estudos transversais?
- Estudos transversais B) Parte-se da exposição(presente/ausente) e, em pelo menos um momento posterior no tempo, mensura-se a ocorrência do desfecho Estudos longitudinais de coorte C) Parte-se do desfecho(presente/ausente) e, através de uma fonte confiável, verifica-se a exposição(passado)
Qual a desvantagem do estudo transversal?
- Apesar de haver algumas desvantagem no estudo transversal, como uma relação definitiva de causa e efeito, por exemplo: sem um alarme (causa) você não acorda (efeito). Isso ocorre principalmente porque o estudo transversal oferece a opção de analisar um momento no tempo. Acima de tudo, o estudo não considera o que acontece antes ou depois.
Qual a diferença entre estudo transversal e estudo longitudinal?
- Para conhecer as diferenças entre estudo transversal e estudo longitudinal, é importante lembrar as características de cada um deles. Para investigar a relação entre o nível de colesterol de atletas de dois grupos etários em um evento; sendo um grupo de 20 a 30 anos e outro de 30 a 40 anos o pesquisador pode criar subconjuntos como gênero.