O que leva o trabalhador ao estresse ocupacional?
Índice
- O que leva o trabalhador ao estresse ocupacional?
- Quando ocorre o estresse ocupacional?
- Quais doenças e sintomas mais comuns causados pelo estresse ocupacional?
- Quais as consequências individuais e organizacionais do estresse?
- Qual o tratamento não convencional do estresse?
- Qual é a estresse ocupacional e suas principaais causas e conseqüências?
- Como prevenir o estresse ocupacional?
- Quais os custos do estresse ocupacional?
- Quais são os tipos de estressores ocupacionais?
O que leva o trabalhador ao estresse ocupacional?
Os fatores causadores do estresse ocupacional são chamados de “riscos psicossociais”, e são: falta de controle ou autonomia sobre os processos, carga de trabalho excessiva, baixo apoio social, horário de trabalho incompatível ou pouco flexível, compensação insuficiente, entre outros.
Quando ocorre o estresse ocupacional?
RESULTADOS: O estresse ocupacional é um estado em que ocorre desgaste do organismo humano e/ou diminuição da capacidade de trabalho. Por si só, não é capaz de desencadear uma enfermidade orgânica ou provocar uma disfunção significativa na vida do indivíduo.
Quais doenças e sintomas mais comuns causados pelo estresse ocupacional?
Doenças causadas pelo estresse no trabalho
- Depressão e ansiedade. O estresse no trabalho pode levar os seus trabalhadores a desenvolver quadros de depressão e ansiedade. ...
- Transtornos alimentares. ...
- Insônia. ...
- Síndrome de Burnout. ...
- Doenças cardiovasculares. ...
- Síndrome do intestino irritável. ...
- Síndrome do pânico. ...
- Queda de imunidade.
Quais as consequências individuais e organizacionais do estresse?
A lista das consequências do stress no trabalho é longa, a nível fisiológico pode causar cansaço, tensão alta e insónia; a nível comportamental, pode levar o trabalhador a cometer erros ou ter acidentes; quanto ao nível cognitivo, podem ocorrer episódios de esquecimento, erros nos processos de decisão e dificuldade de ...
Qual o tratamento não convencional do estresse?
O tratamento mais conhecido e bem estudado para o problema engloba medicação psiquiátrica, em geral antidepressivos específicos, e psicoterapia cognitiva comportamental. No entanto, segundo o médico psiquiatra Cyro Masci, é possível associar abordagens não convencionais ao tratamento.
Qual é a estresse ocupacional e suas principaais causas e conseqüências?
- ESTRESSE OCUPACIONAL E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS. Juliana Fernandes da Costa Silva Monografia apresentada ao Instituto a vez do Mestre, da Universidade Cândido Mendes, da unidade Centro II -RJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Especialização em Gestão Empresarial.
Como prevenir o estresse ocupacional?
- Assim como as demais doenças relacionadas ao trabalho, o estresse ocupacional também pode ser prevenido através de ações que os gestores podem adotar. Dentre estas ações está o investimento em um clima organizacional favorável, que proporciona um ambiente com menos fatores estressores e promove maior satisfação no colaborador.
Quais os custos do estresse ocupacional?
- Os custos do estresse ocupacional A primeira consequência do estresse ocupacional é a saúde, tanto de forma psicológica como fisiológica. Como dito anteriormente, o estresse ocupacional pode levar em casos mais avançados a doenças físicas, como: LER, DORT, tensão muscular, até úlceras.
Quais são os tipos de estressores ocupacionais?
- Quais são os principais tipos de estressores ocupacionais? Alguns autores costumam dividir os estressores em três categorias: exigência de trabalho, incompatibilidade de papéis e condições materiais da ocupação.