adplus-dvertising

O que vem a ser o ferro gusa?

Índice

O que vem a ser o ferro gusa?

O que vem a ser o ferro gusa?

Definição - O que é Ferro Gusa A forma impura de ferro produzida num alto forno, que é fundida em lingotes (blocos) para serem convertidos mais tarde em ferro fundido, aço, etc. A composição depende dos minérios usados, do processo de fusão e do fim que será dado aos lingotes.

Qual a diferença entre ferro gusa e ferro esponja?

Ferro Esponja: Minério de ferro, granulado ou em pelotas, convertido pelo processo de Redução Direta, utilizado principalmente como substituto da sucata na fabricação de aço em forno elétrico. ... Ferro Gusa: Produto obtido em alto-forno à base de coque ou carvão vegetal.

Como é feito o ferro esponja?

O ferro-esponja ou DRI (Direct Reduced Iron) é obtido pelo processo de redução direta onde o minério de ferro é transformado em ferro metálico através de reações químicas envolvendo o estado sólido (minério) e o gasoso (gases redutores).

Quais são os combustíveis usados para fabricação do ferro esponja?

Entretanto, o ferro esponja é fabricado com um combustível mais disponível e também mais barato: o gás natural. Sua desvantagem é o menor volume de produção quando comparado com o alto forno.

Quais são os principais minérios de ferro utilizados na produção do ferro gusa?

  • Os principais minérios de ferro utilizados na produção do ferro gusa são: 1 Hematita (Fe 2 O 3 ); 2 Magnetita (Fe 3 O 4 ); 3 Limonita (Fe 2 O 3 .nH 2 O); 4 Carbonato de siderita (FeCO 3 ). More ...

Quais são as árvores utilizadas na produção do ferro gusa?

  • Entretanto, na contramão dos danos ambientes causados, várias empresas que realizam a produção do ferro gusa efetuam o plantio de árvores que serão utilizadas na produção do carvão. Essas árvores utilizam na fotossíntese parte do dióxido de carbono formado na produção do ferro gusa.

Como ocorre a fusão do minério de Ferro?

  • 4o Passo: O calor do ar quente e da combustão do carvão realizam a fusão do minério de ferro; 5o Passo: Concomitantemente, ocorre a reação química entre o monóxido de carbono e o óxido de ferro (como a hematita), formando o ferro metálico (Fe) fundido, isto é, o ferro gusa, além de elementos como carbono, enxofre, manganês, etc.

Como é introduzido o ferro no forno?

  • No alto forno é introduzido o minério de ferro sob a forma de sínter ou pelotas (o minério inicialmente contendo cerca de 99 % de Fe2O3, que após ser submetido à sinterização ou pelotização, que reduz o teor de Fe2O3 para cerca de 80 %), é transformado em ferro gusa líquido com teor de fero da ordem de 95 %.

Postagens relacionadas: