adplus-dvertising

Qual o radiofármaco utilizado para o exame de cintilografia?

Índice

Qual o radiofármaco utilizado para o exame de cintilografia?

Qual o radiofármaco utilizado para o exame de cintilografia?

A cintilografia para pesquisa de viabilidade miocárdica é um exame da medicina nuclear que utiliza um radiofármaco chamado tálio-201 para avaliar a irrigação sanguínea e a vitalidade celular da musculatura cardíaca.

Para que é feito o exame de cintilografia?

A cintilografia do miocárdio é um exame que tem finalidade de avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o músculo cardíaco, detectando possíveis falhas na irrigação de determinadas regiões do coração.

Qual o radiofármaco utilizado na cintilografia do miocárdio?

Existem vários radiofármacos para estudar a perfusão do miocárdio, porém o mais largamente usado é o radiofármaco conhecido por sua sigla MIBI, que é marcado com tecnécio-99m (MIBI-99mTc).

Como é feita a cintilografia?

  • Como a cintilografia é feita? Cada exame e elementos radioativos tem sua particularidade, como mostraremos à frente, mas, em geral, elementos radioativos são administrados no paciente. A administração destes materiais (radiofármacos) pode ocorrer de diversas formas, seja via oral, venosa, subcutânea e até mesmo inalatória.

Quais são os riscos da cintilografia?

  • Apesar da utilização de radiofármacos (o que pode assustar muitas pessoas), a cintilografia é um exame bastante seguro. Mesmo assim, como em todo procedimento médico, existem alguns riscos. Durante a fase de estresse, o paciente pode sentir dores no peito, falta de ar e palpitações.

Como é indicado o exame de cintilografia pulmonar?

  • O exame de cintilografia pulmonar é indicado, principalmente, para auxiliar o diagnóstico e tratamento da embolia pulmonar, mas também para observar a existência de outras doenças pulmonares, como infarto, enfisema pulmonar ou deformidades nos vasos sanguíneos, por exemplo.

Como é necessário o exame de cintilografia óssea?

  • O exame também pode ser requerido em casos de infecções ósseas ou lesões ósseas que não podem ser bem avaliadas apenas com um exame de raios X. Por fim, mas não menos importante, o exame de cintilografia óssea também é uma boa ferramenta para auxiliar na detecção de tipos de câncer que se espalham para os ossos.

Postagens relacionadas: