O que é ressonância magnética e para que serve?
O que é ressonância magnética e para que serve?
O exame de Ressonância Magnética é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo.
O que é a ressonância magnética?
A Ressonância magnética (RM), também conhecida por Ressonância magnética nuclear (RMN), é um exame de imagem capaz de mostrar com definição as estruturas internas dos órgãos, sendo importante para diagnosticar vários problemas de saúde, como aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos ...
Como fazer o exame?
- Para fazer o exame, utiliza-se uma grande máquina, que cria as imagens de alta definição dos órgãos internos através da utilização de um campo magnético, que provoca uma agitação das moléculas do corpo, captadas pelo aparelho e transferidas para um computador.
Como é feita a RM da mama?
- Como é feita a RM da mama? A mulher é colocada em decúbito ventral (“barriga para baixo”) na mesa que deslizará para o interior do aparelho de RM. O Técnico de Radiologia executa o exame (adquire as imagens e arquiva-as) para que depois o Médico Radiologista possa observá-las cuidadosamente.
Quando deve ser realizada a RM de coluna?
- A RM de coluna deverá ser realizada se o diagnóstico não ficar comprovado com a RM de crânio, já que a presença de lesões medulares corrobora o diagnóstico da doença. Para o acompanhamento da doença e também avaliação da resposta a terapêutica instituída, essas duas sequências tem grande importância.
Como se mexer durante o exame?
- O paciente deve ter o cuidado para não se mexer durante o exame para não comprometer a qualidade das imagens. O equipamento cria então um campo magnético que funciona como um ímã, onde as moléculas de hidrogênio do nosso corpo ficam alinhadas com o campo magnético. O paciente deve ficar parado até que o teste acabe.