Qual é a contribuição do escoamento subterrâneo?
Índice
- Qual é a contribuição do escoamento subterrâneo?
- Como calcular o escoamento de base?
- O que é escoamento no solo?
- Qual a função do hidrograma?
- Qual a capacidade de extração de água subterrânea?
- Qual a composição química da água subterrânea?
- Quais cidades são abastecidas por águas subterrâneas?
- Quanto mais abundantes são as águas subterrâneas?
Qual é a contribuição do escoamento subterrâneo?
Segundo Tucci e Clarke (1997) é o escoamento basal que permite que os rios se mantenham perenes nos períodos de longa estiagem, ou seja, é ele que sustenta a disponibilidade de água nos rios em períodos sem chuva. Os períodos de estiagem agravam a fome, a miséria e aumentam a migração da população.
Como calcular o escoamento de base?
R(mm/ano) = Qbase (m³/s) x 365 x 24 x 3,6 (equação 1) A (km²) Na qual: R é a recarga anual média, em mm/ano; Qbase é a vazão média do escoamento subterrâneo, em m³/s; e, A é a área do sistema aquífero, em km².
O que é escoamento no solo?
Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em hidrologia que define o fluxo de água que ocorre na superfície do solo quando este se encontra saturado de umidade. ... A quantidade de água que escoa depende de alguns fatores, como a intensidade da chuva e a capacidade de infiltração do solo.
Qual a função do hidrograma?
O hidrograma é a representação gráfica da variação da vazão (Q) ao longo do tempo (t) em uma seção do curso d'água. ... É o resultado da interação de todos os componentes do ciclo hidrológico entre a ocorrência da precipitação e a vazão na bacia hidrográfica.
Qual a capacidade de extração de água subterrânea?
- Nem todas as formações geológicas possuem características hidrodinâmicas que possibilitem a extração econômica de água subterrânea para atendimento de médias e grandes vazões pontuais. As vazões já obtidas por poços variam, no Brasil, desde menos de 1 m3/h até mais de 1.000 m3/h (FUNDAJ, 2003).
Qual a composição química da água subterrânea?
- Sendo assim, a composição química da água subterrânea é o resultado combinado da composição da água que adentra o solo e da evolução química influenciada diretamente pelas litologias atravessadas, sendo que o teor de substâncias dissolvidas nas águas subterrâneas vai aumentando à medida que prossegue no seu movimento (SMA, 2003).
Quais cidades são abastecidas por águas subterrâneas?
- No Maranhão, mais de 70% das cidades são abastecidas por águas subterrâneas, e em São Paulo e no Piauí esse percentual alcança 80%. As águas subterrâneas termais estimulam o turismo em cidades como Caldas Novas em Goiás, Araxá e Poços de Caldas em Minas Gerais.
Quanto mais abundantes são as águas subterrâneas?
- Entretanto, as águas subterrâneas (10.360.230 km3) são aproximadamente 100 vezes mais abundantes que as águas superficiais dos rios e lagos (92.168 km3).